A Festa de Navegantes na capital gaúcha é a maior festa religiosa da cidade e homenageia Nossa Senhora dos Navegantes, envolvendo também um sincretismo afro-brasileiro, relacionado ao culto a Iemanjá.
Originalmente a festa era uma procissão fluvial, com embarcações que singravam o Rio Guaíba desde o cais do porto, levando a imagem da santa do centro da cidade até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. Hoje, a procissão é principalmente terrestre, levando a imagem desde a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade, até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes
A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes, tem início no século XV, e deriva diretamente das navegações portuguesas. Os marinheiros pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Santa Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar oferecia.
A primeira imagem de Nossa Senhora foi trazida de Portugal junto com os navegadores. Pedro Álvares Cabral tinha em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança. Atualmente, esta mesma imagem está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário