Construção de um calendário único de festivais, organização do memorial, digitalização do acervo de LPs dos festivais, exposição itinerante de painéis, produção do documentário sobre os 40 anos dos festivais do Rio Grande do Sul e o prêmio Sepé Tiaraju, esses foram os principais assuntos discutidos durante reunião promovida na terça-feira (19/07) pela Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.
A direção do IGTF, assim como a maioria do público, saiu satisfeita do encontro, considerando produtiva a discussão pela retomada das ações de apoio e desenvolvimento aos festivais de música. Outro aspecto positivo refere-se ao número e origem dos participantes: cerca de 70 pessoas, entre músicos, produtores, organizadores e secretários municipais de cultura e turismo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A iniciativa do instituto, além de receber o apoio do setor, resultou na aprovação de três cartas abertas contendo reivindicações que serão entregues aos representantes da Secretaria da Presidência da República, Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e ao Conselho Estadual de Cultura.
Nesses documentos, os organizadores dos festivais reivindicam, entre outros, representação titular no Conselho Estadual de Cultura, atenção para essa produção artística e cultural, sobretudo com relação à avaliação de projetos enviados à Lei Rouanet e Fundo Nacional de Cultura. A carta pede ainda a criação de linha de fomento específico para esse segmento, por constituírem expressão artística e popular das comunidades do interior de nosso estado, com reflexo em todo o sul do Brasil.
Participaram da reunião, o secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil; assessora de comunicação do Ministério da Cultura-Regional Sul, Martha Diaz Pozueco; diretoria do IGTF, Rodi Pedro Borghetti, Claudio Knierim e Valter Carneiro e o diretor de programação da TVE, Guilherme Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário