segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pesquisa brasileira sobre gestão do conhecimento na área da saúde é apresentada em congresso internacional


Pesquisa brasileira sobre gestão do conhecimento aplicada em centro de pesquisa clínica foi apresentada no International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, que ocorreu em Guimarães, Portugal, entre 9 e 11 de julho.

Com a pesquisa intitulada de Organizational Knowledge Management: a Qualitative Analysis in a Brazilian Reference Research Center, os pesquisadores, Vanessa Patzlaff Brandolf, Guilherme Luís Roehe Vaccaro e Debora Azevedo, analisaram como a gestão do conhecimento ocorre em um centro de pesquisa clínica e como os seus resultados geram impactos para uma instituição de saúde.

A pesquisa clínica possibilita que novas drogas e novos protocolos sejam testados e, posteriormente, incorporados às praticas das instituições, melhorando os cuidados de saúde prestados à população. Já a gestão de conhecimento pode ser compreendida com um processo contínuo de aprendizagem organizacional, gerando melhorias nas suas políticas.

Segundo a pesquisadora Vanessa Patzlaff Brandolf, gestora administrativa do Instituto do Câncer Mãe de Deus, a gestão do conhecimento, suscitada através da pesquisa clínica, deve ser parte da estratégia das organizações de saúde. “Os resultados de nossa pesquisa sugerem que a pesquisa clínica possui o potencial de melhorar a vantagem competitiva das instituições, se utilizada como estratégia para a melhoria da gestão do conhecimento”, enfatiza.

Assim, através do estudo, os autores observaram que a pesquisa clínica é importante para o desempenho das instituições de saúde, que podem obter ganhos diretos e indiretos das descobertas científicas.

Fonte: Comunicação Mãe de Deus
Autor: Jornalista Renata Appel (DRTE/RS - 13926 e 7298)

Nenhum comentário:

Postar um comentário