Formado em História, Literatura, Pedagogia e Direito, Sauer falou com conhecimento e bom humor sobre particularidades, visando a uma boa recepção.“Os alemães cumprimentam com um aperto de mão, sem abraço ou beijo. Mas você pode levar um ramo de flores porque todos são fascinados por flores e pela natureza em geral”, observou.
Pontualidade, como indicação de respeito, e silêncio, para momentos de reflexão, foram citados como características alemãs, além do apreço por passeios de bicicleta e caminhadas. De outro lado, os alemães que vêm ao Brasil reclamam que não conseguem se comunicar em inglês, idioma falado por dois terços da população. “Eles se queixam também da falta de cardápios bilíngues e de placas de orientação no trânsito”, afirmou. Sauer também falou de gastronomia, refeições e bebidas. “O que mais se bebe é café, depois água e limonada; cerveja vem em quarto lugar, e vinho bem adiante”, relatou.
O palestrante comparou Porto Alegre a Hamburgo, um dos 16 estados da Alemanha, e porto a 120 quilômetros do mar. Lembrou que em 2014 serão comemorados os 190 anos da imigração alemã no Brasil, e informou que a capital gaúcha será sede do congresso sul-americano de professores de alemão.
Jogos - Porto Alegre receberá cinco jogos da Copa de 2014, e nove ou dez países diferentes. Na primeira fase, serão quatro partidas de quatro grupos – B, E, F e H –, envolvendo oito seleções. Há várias possibilidades para que a Alemanha venha a Porto Alegre, como cabeça de chave de F na primeira fase, por exemplo, ou como primeiro de G ou segundo de H para as oitavas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário