terça-feira, 23 de novembro de 2010

Orla do Guaíba: projeto de revitalização é prioridade da Prefeitura

A revitalização da Orla do Guaíba é uma meta prioritária da atual administração de Porto Alegre e faz parte da relação de projetos para preparar a cidade para a Copa 2014.

A Secretaria do Planejamento Municipal (SPM) está engajada nesse processo com a coordenação do Grupo de Trabalho Orla. Segundo o secretário Márcio Bins Ely, o grupo, formado por técnicos de várias secretarias, já produziu três estudos relativos ao assunto. O primeiro dividiu os 70 quilômetros de orla (desde a foz do rio Gravataí, ao norte do lago, até a praia do Lami, no extremo sul), em 19 setores, de acordo com suas características. O segundo complementa o trabalho inicial, propondo um plano estratégico de qualificação urbana para a área que inicia na Usina do Gasômetro e vai até o Iate Clube Guaíba, na Ponta do Dionísio.
Bins Ely destaca que, este ano, a SPM concluiu as Diretrizes de Desenho Urbano para Orla Central, um conjunto de propostas arquitetônicas para oferecer à população alternativas de lazer e esportes no trecho que vai da Usina do Gasômetro até a área do Sport Club Internacional:
- A proposta integra a arquitetura à paisagem e á preservação ambiental, oferecendo alternativas para que a população aproveite o espaço com conforto, segurança.
As diretrizes têm como foco incentivar as pessoas a ocuparem a orla. Para isso, serão construídos caminhos em toda a beira do lago, como calçadas, pistas para caminhada, ciclovias e passeios sobre palafitas nas áreas onde há vegetação na margem.
Outra preocupação é o acesso. O projeto prevê várias passarelas para unir a orla aos parques Marinha do Brasil e Harmonia, além de estacionamentos. No final de cada passarela, serão construídos restaurantes, bares, quiosques, banheiros públicos e locais para alugar bicicletas.
Na foz do arroio Dilúvio, haverá uma marina publica com restaurante e garagem para os barcos.
Será instalado também um conjunto de equipamentos esportivos: arena multiuso, campo de futebol, quadras para esportes da areia e arvorismo, esporte radical, que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, e ultrapassagem de obstáculos como escadas e pontes suspensas.

Participação da sociedade

O secretário do Planejamento de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, alerta que o estudo não se limita a propostas urbanísticas, sugere também a busca de parcerias com todos os setores da sociedade e modelos de gestão voltados para o desenvolvimento:
- É um desafio que exigirá a participação do poder público e da iniciativa privada. Parte dessas obras será viabilizadas com recursos de emendas da bancada gaúcha na Câmara Federal, que correspondem a R$ 27 milhões, e outra parte por meio de parcerias-público- privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário