domingo, 13 de fevereiro de 2011

Aeromóvel: saiba como funciona

Porto Alegre ganhará uma linha do aeromóvel ligando a Estação Aeroporto do Trensurb ao Salgado Filho. Saiba um pouco mais sobre este meio de transporte.
O empresário gaúcho Oskar Coestner iniciou as pesquisas de um meio de transporte de baixo custo e impacto ambiental em 1960. No final da década seguinte, faria os primeiros testes e obteria as patentes do que viria a ser conhecido como aeromóvel.
O aeromóvel é um veículo de propulsão pneumática, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos tradicionais em via elevada. Em outras palavras, o veículo funciona quase como um barco a vela. Enormes ventiladores industriais jogam ar dentro de dutos localizados na via elevada. Este ar empurra uma aleta (como a vela de um barco) ligada ao aeromóvel, fazendo com que este se mova.
Este sistema tem uma capacidade de transportar até 25 mil passageiros por hora. Portanto o aeromóvel não é capaz de substituir o metrô, que transporta mais de dez vezes passageiros no mesmo período de tempo, mas é muito útil na interligação de modais, exatamente o caso da integração Trensurb-aeroporto.
Comprovando que o aeromóvel é um transporte ecológico e econômico, a cidade de Jacarta, na Indonésia, opera uma linha com sucesso desde 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário