quinta-feira, 5 de maio de 2011

Estudante de Cabeleireiro do SENAC-RS pode representar o Brasil em Londres


 Representar o Brasil em uma competição internacional de conhecimentos profissionais é um sonho que está bem perto de se tornar realidade para a aluna Daniela Silva de Melo, do Senac Canoas. A estudante está há um ano aperfeiçoando suas técnicas, na ocupação Cabeleireiro, para participar da etapa eliminatória da WorldSkills - competição mundial de educação profissional, que ocorre desde 1950, e acontecerá em Londres no mês de outubro.

A possibilidade de mostrar seus conhecimentos na Europa começou em março de 2010, quando a aluna participou e ganhou medalha de ouro na Olimpíada do Conhecimento no Rio de Janeiro. “Aceitei ir para o Rio de Janeiro e competir com outros colegas do Senac no Brasil todo, mas não pensei que chegaria tão longe. Consegui o primeiro lugar na ocupação de cabeleireiro, mesmo competindo com outros grandes profissionais”, relembra Daniela.

Promovida pelo Senai a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento é o maior evento de educação profissional das Américas.  “A Olimpíada representa um modelo de avaliação inovador que leva em conta não só a técnica do aluno, mas também as qualidades pessoais como criatividade, liderança e capacidade para tomada de decisões mesmo em situações imprevistas e sob pressão”, afirma Lucio da Silva, Gerente do Núcleo de Educação Profissional do Senac-RS. Em 2010, foram 562 alunos participantes, divididos em 42 ocupações industriais e cinco do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Do Senac, foram 62 competidores. O Senac-RS participou das cinco profissões e conquistou medalha em quatro - cabeleireiro, maquiador, técnico de enfermagem e cozinheiro.

Os vencedores dos dois primeiros lugares dos segmentos participantes garantiram vaga na etapa final, que classifica para a competição em Londres. “Esses alunos passarão por uma nova avaliação, aqueles que tiverem melhor habilidade técnica e conseguirem o índice técnico em cada categoria representarão o Brasil na WorldSkills”, explica  Silva.

Daniela vai encarar essa bateria de testes de 11 a 18 de maio, no Senac Canoas. “Estou estudando oito horas por dia, de segunda a sexta-feira, além dos workshops que fiz ao longo do ano com especialistas internacionais. Também tenho aulas de inglês e o acompanhamento psicológico. Estou confiante, mas o frio na barriga é grande”, diz a animada Daniela.

 A competidora enfrentará o segundo colocado, Raysson Denis dos Santos, do Senac Ceará. As avaliações serão realizadas por experts internacionais e nacionais de cada categoria, que seguem critérios rígidos de avaliação de padrão internacional. Recentemente a estudante conseguiu treinar suas habilidades e mostrar seu potencial na produção do desfile de roupas com açúcar que o Senac-RS apresentou durante o Chocofest, em Gramado. Daniela, acompanhada do professor Bayard Neto, ficou responsável por preparar os cabelos das modelos, que tinha inspiração na Rainha Maria Antonieta. O Senac gaúcho já garantiu uma participação em Londres, a dupla da ocupação técnico de enfermagem venceu as paulistas e representará o Brasil em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário