quinta-feira, 19 de maio de 2011

Passeio histórico no 4º Distrito

Caracterizado pela concentração das primeiras instalações fabris da cidade, o 4º Distrito é destaque da próxima Caminhada Orientada Viva o Centro a Pé. O passeio deste sábado, 21, revelará a beleza e a arquitetura dos bairros Floresta, São Geraldo e Navegantes, próximos ao Centro Histórico.

O roteiro, com saída às 10h, e duração de duas horas, inclui visita ao antigo Moinho Rio-grandense, fundado em 1916 e recentemente desativado. Seu prédio é considerado uma das construções mais importantes de arquitetura fabril. A saída será do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente à Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano.
Na Avenida Presidente Roosevelt, antiga Rua Eduardo, serão visitadas exemplares de escolas e igrejas, além do antigo centro comercial do bairro. Um ônibus levará os participantes. Também serão visitados o Moinho Chaves, a Fiateci e a vila operária da Fiateci.

A arquiteta e mestre em história do Brasil,  Leila Nesralla Mattar, guiará a caminhada e falará sobre a arquitetura e história local. Atualmente Leila é docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Faculdade de Engenharia da PUCRS.

Inscrições - devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Para participar, basta doar um quilo de feijão, arroz ou óleo de cozinha. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio do Programa de Bem-estar Animal da Prefeitura. As doações podem ser feitas nas caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Mais informações pelo telefone 3333-1873. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário