quarta-feira, 29 de junho de 2011

CADÊ O LOBO? Exposição de arte enfatiza o conflito entre a natureza e a paisagem urbana

Inaugura quinta-feira dia 07 de julho às 19 horas, na Sala da Fonte - Paço Municipal da Prefeitura de Porto Alegre - a exposição “Cadê o Lobo?”

A mostra reúne trabalhos do grupo Atelier 402 formado por Betina Borne, Carmen Eunice da Silva, Luiz Leite e Rejane Michel, com curadoria de Teresa Poester. Os artistas se formaram no Atelier Livre da Prefeitura há dez anos e desde lá vêm mantendo estreitas relações. O conjunto de seus trabalhos reúne desenhos, pinturas, fotografias, escultura, e é resultado do período em 2010, no qual, os artistas frequentaram o atelier da artista plástica e professora do IA-UFRGS Teresa Poester, cujo número do apartamento 402 dá agora nome ao grupo.

Nos trabalhos em diferentes técnicas, contrapõem-se a exuberância vegetal à frieza do concreto e do asfalto.Este é o mote da exposição: sinalizar as deformações da natureza que vão se acumulando dia a dia, como árvores podadas de maneira aleatória e lixo jogado na rua. O lobo citado no título refere-se tanto ao animal, que não encontra mais lugar na natureza desmatada, quanto às bocas de lobo, que igualmente não cumprem sua função no cenário urbano devido ao acúmulo de detritos. Metaforicamente é como se o lobo simbolizasse aqui uma ameaça.

O grupo selecionou um conjunto cujos trabalhos estabelecem uma relação metafórica e, sobretudo, formal, que será enfatizada na montagem, pensada como uma instalação coesa e harmônica.

CADÊ O LOBO?

Sala da Fonte - Paço Municipal da Prefeitura de Porto Alegre, Pç. Montevidéo nº 10,
A exposição fica em cartaz até o dia 05 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados, das 13h às 17h.

O que?Cadê o Lobo?Exposição de arte contemporânea.
Quem? Grupo Atelier 402 - Betina Borne, Carmen Eunice da Silva, Luiz Leite e Rejane Michel
Curadoria: Teresa Poester
Quando?Abertura dia 07 de julho, às 19 horas. Visitação: de 08 de julho a 05 de agosto de 2011, de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábados, das 13h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário