quarta-feira, 8 de junho de 2011

Passeio guiado destaca esculturas do Centro de Porto Alegre

As esculturas públicas do Centro Histórico de Porto Alegre são a atração da próxima caminhada orientada Viva o Centro a Pé, no sábado, 11. Monumentos, esculturas e palácios em locais de acesso público serão visitados e suas histórias contadas pelo professor de Escultura do Atelier Livre da Prefeitura, José Francisco Alves.
A saída será na Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano, seguindo para a escadaria da Avenida Borges de Medeiros. O passeio, que começa às 10h, seguirá para a Praça da Matriz, com visita ao monumento a Júlio de Castilhos, construído em homenagem ao mais importante positivista gaúcho do século XIX. Segue com a descrição da fachada do Palácio Piratini, sede do Poder Executivo, construído para substituir o Palácio de Barro, que existia no mesmo local, e passa também pelo Palácio Farroupilha, prédio-sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
A Biblioteca Pública também está no roteiro. A caminhada orientada se encerrará na Fonte Talavera de La Reina, presente dado pela comunidade espanhola a Porto Alegre, em homenagem à Revolução Farroupilha, no Paço dos Açorianos. O passeio dura aproximadamente duas horas.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são orientadas por professores universitários, estudiosos em história, arquitetura e artes que narram a história de edificações e espaços públicos do Centro da cidade e de diversos outros bairros históricos. São realizadas duas vezes por mês e já contabilizam milhares de participantes.
Inscrições - As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Para participar, basta doar alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio do Programa de Bem-estar Animal da prefeitura. As doações podem ser feitas nas caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Mais informações pelo telefone 3289.0176 e 0800517686.

Nenhum comentário:

Postar um comentário