terça-feira, 26 de julho de 2011

Canoas: Conselho Tutelar obteve mais de 21 mil votos


A eleição para o Conselho Tutelar de Canoas encerrou às 17h desse domingo com 21mil votos. O pleito aconteceu em 43 pontos da cidade com fluxo intenso apenas no início da manhã e no final da tarde, disse o Secretário Adjunto do Desenvolvimento Social, Patrik Teixeira.

Os 23 candidatos ao conselho disputaram as 10 vagas disponíveis. A apuração dos votos ocorreu, no final da tarde, na Câmara de Vereadores e o resultado final da eleição será divulgado ainda esta semana. “Ainda falta contabilizar os votos brancos e nulos que foram bem expressivos”, adiantou a Secretária do Desenvolvimento Social Márcia Falcão.

No último pleito, ocorrido em 2008, o número de votantes foi de 14 mil. A expectativa desse ano era que o número aumentasse. Não foi o que aconteceu porque a comunidade teve de votar em dois candidatos para poder liberar a urna, e isso fez com que muitas pessoas anulassem o segundo voto, explicou a secretária.

A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e Segurança Pública e Cidadania e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente o COMDICA.

O conselheiro tutelar é o profissional que recebe as queixas e reclamações de casos que envolvem a violação de direitos infanto-juvenis. Também pode formular políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.

A dona de casa Ineusa Pereira da Rosa não sabia que tinha de votar em dois candidatos. Ela votou pela primeira vez para ajudar uma amiga e porque acredita que, quando ela precisar de ajuda, ela será atendida. Derli de Souza, 42, realizou o pleito pela terceira vez. O metalúrgico contou que admira o trabalho dos conselheiros, embora nunca tenha precisado do atendimento deles.

Os novos representantes têm mandato de três anos e serão empossados na segunda quinzena de agosto. Eles serão lotados nas duas microrregiões da cidade. A unidade 1 atende a comunidade dos quadrantes noroeste e sudoeste e a unidade 2 que atende a população da nordeste e sudeste.

Locais de atendimento:
Microrregião 1
Rua Victor Kessler, 131- Centro
Telefone: 3472-3344

Microrregião 2
Rua Santos Ferreira, 1058- Marechal Rondon
Telefone: 3476-9709
Luciane Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário