sábado, 23 de julho de 2011

Porto Alegre: Campanha de doação de sangue do HPS atrai 102 pessoas


Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Somente até o meio-dia, cerca de 50 pessoas estiveram no local

 Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Resultado final foi o aproveitamento de 79 bolsas de sangue


Neste sábado, 23, o ônibus do Hemocentro estacionado em frente ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) atraiu 102 voluntários para coleta de sangue das 8h30 às 16h. Somente até o meio-dia, cerca de 50 pessoas estiveram no local. Muitas ficaram sabendo da campanha pela imprensa, outras eram familiares de pacientes internados no HPS, e houve também quem estava passando pelas proximidades e resolveu participar.
Além disso, as prefeituras de Igrejinha, Riozinho, São Jerônimo e Tapes colocaram ônibus à disposição para transportar parentes de pessoas em tratamento no Pronto Socorro e que desejavam colaborar. O resultado final foi o aproveitamento de 79 bolsas de sangue.

Este foi o segundo sábado em que o ônibus de coleta foi levado para a frente do hospital. Na primeira, um mês atrás, o aproveitamento havia sido de 69 bolsas. A campanha se repetirá uma vez por mês, e a próxima data está marcada para 27 de agosto.

O HPS utiliza mensalmente a média de 400 bolsas de sangue. De acordo com o médico hemoterapeuta Marco Antônio Winckler, o hospital conta com mais ou menos 250 doações no mesmo período, mas apenas 10% delas são feitas espontaneamente ao Hemocentro. O restante tem de ser buscado constantemente.

Motivação - Para ampliar o estoque da Agência Transfusional (que antes de chamava Banco de Sangue), a assistente social Jane Diogo vem fazendo um trabalho sistemático de conscientização e de captação de doadores entre familiares de pacientes. Mas, às vezes, a própria convivência com a rotina do hospital motiva algumas pessoas a contribuir. "“Tem muita gente precisando de sangue. Só vendo de perto para saber como é”", disse Vladimir Andrade, de 46 anos, que foi visitar um parente hospitalizado e aderiu à campanha. "Não podemos ser egoístas quando se está com saúde. Um dia, também poderemos estar precisando", completou.

A psicóloga Larissa de Abreu Thomas, de 34 anos, contou que, em um curto espaço de tempo, viu dois amigos precisando de sangue e, por isso, decidiu ajudar o HPS na campanha. "Nunca se sabe se, em algum momento, também não poderemos estar necessitando de socorro”", disse ela.

Interessados em doar sangue podem ir ao Hemocentro, na avenida Bento Gonçalves, 3722, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, levando documento de identidade. Confira as condições necessárias para ser doador:
• Não ser usuário de drogas;
• Estar alimentado;
• Não estar fazendo uso de medicamentos;
• Ter entre 18 e 65 anos;
•  Pesar acima de 50 quilos (descontar vestuário);
•  Apresentar um dos seguintes documentos: carteira de identidade, profissional, habilitação ou passaporte;
• Ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação (a qualidade do sono é importante; plantonistas não devem doar sangue no dia em que saírem do plantão);
• Não realizar exercícios físicos antes da doação;
• Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos 12 meses;
• Não ter realizado endoscopia nos últimos 12 meses;
• Evitar fumar duas horas antes da doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário