quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vandalismo: prefeitura lamenta e apela à população


Foto: Luciano Lanes / PMPA
Denúncias devem ser encaminhadas ao Fala Porto Alegre, no telefone 156


Dois contêineres da nova coleta automatizada de lixo foram alvo de vandalismo nesta madrugada no Centro Histórico, um na rua Duque de Caxias, junto ao Alto da Bronze, e outro na rua João Manuel, quase esquina com a rua 7 de Setembro. O primeiro não ficou muito danificado, mas o segundo será retirado ainda esta manhã e posteriormente substituído. "Aqueles que amam a cidade devem denunciar os vândalos pelo 156", disse o prefeito José Fortunati”.

O prefeito lamentou o ato de vandalismo. "Infelizmente, afirmou ele, temos uma pequena parcela da população que não contribui. Tenho certeza que a imensa maioria ama sua cidade, quer colaborar com sua cidade, cobra de forma firme do poder público e quer ser parceira. Desde que lançamos a campanha Porto Alegre: Eu Curto, Eu Cuido, as manifestações são entusiasmadas e mostram que as pessoas querem continuar cobrando da prefeitura, mas também querem participar desse processo”.

O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks, lembra que a experiência de outras cidades indicava essa possibilidade, mas o fato de isso acontecer em pouco mais de 24 horas em Porto Alegre após a implantação do sistema surpreendeu a todos. "A aceitação do movimento Porto Alegre: Eu curto, eu cuido nos chamou a atenção no primeiro dia dos contêineres, por isso, talvez, o vandalismo desta madrugada tenha nos surpreendido tanto", explica Moncks.

A empresa Conesul, que presta o serviço de coleta automatizada para o DMLU, tem cem contêineres de reserva para manter a cidade normalmente equipada em casos de emergência como esse. Esses contêineres foram importados da Itália e custaram R$ 4 mil cada um para a Conesul. O prejuízo da prefeitura é zero. O DMLU informa à população que o telefone do Fala Porto Alegre (156) está à disposição para críticas, sugestões e denúncias em caso de mau uso dos novos equipamentos.

Na segunda noite de instalação dos contêineres da nova coleta automatizada de lixo orgânico domiciliar, o DMLU antingiu a marca de 412 equipamentos distribuidos pela área-piloto, dentro da meta de colocar uma média de 200 contêineres por dia durante toda esta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário