terça-feira, 16 de agosto de 2011

Museu e biblioteca da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore reabrem as portas

A Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, vai aproveitar as comemorações do Dia Internacional do Folclore, que ocorre dia 22 de agosto, para reabrir o Museu do Som Regional Edson Otto e a Biblioteca Glaucus Saraiva. O retorno das atividades permitirá o acesso do público à memória cultural que contribuiu para a formação da identidade do Rio Grande do Sul.

Fechados à visitação nos últimos anos, a reativação exigiu a contratação de funcionários qualificados, que trabalharam na organização e catalogação de todo o acervo da instituição.

Satisfeito com a reabertura, o presidente do IGTF, Rodi Pedro Borghetti, salienta que o museu e a biblioteca são o resultado do empenho de várias diretorias e dos servidores que souberam valorizar e conservar  esse material com o cuidado técnico adequado.

Já o diretor técnico do IGTF, Claudio Knierim, adianta que as novidades não param por ai. Ele explica que a idéia é modernizar, agilizar e facilitar a pesquisa do nosso folclore e cultura através da digitalização dos conteúdos da biblioteca e das músicas do museu.

Localizados na sede da FIGTF, o museu e a biblioteca têm como finalidade atuar na área da pesquisa e divulgação da cultura popular sul-riograndense. Através do acervo de livros, monografias, LPs, CDs e outros materiais, a instituição objetiva continuar facilitando o trabalho de artistas, pesquisadores, acadêmicos, produtores, programadores e público em geral.

Museu do Som Regional Edson Otto – Inaugurado em 1999, disponibiliza um acervo com cinco mil títulos da discografia de grupos e conjuntos, músicos e interpretes, festivais nativistas, folclore platino, etno-música e diversas seleções musicais. São CDs, LPs, fitas cassetes, DVDs e vídeos relacionados à música regional e memória da produção do folclore, dança e artes em geral. O espaço possui documentação sobre os festivais, como recortes de jornais, ficha de inscrição, letras das músicas, cartazes, folders, regulamentos, fichas técnicas e informativos. Entre os destaques do museu, o disco Danças Gaúchas, de Inezita Barroso, lançado em 1954 em 10 polegadas pela gravadora Copacabana, além de LPs de José Mendes, Teixeirinha, Cenair Maicá e Noel Guarani, entre outros. Coordenação Marco Araujo.

Biblioteca Glaucus Saraiva - Oferece quatro mil exemplares dedicados ao folclore e tradicionalismo, com destaque para a cultura, dança, costumes, vestimentas, música e informações sobre escritores e artistas. A hemeroteca dispõe de matérias publicadas em jornais e revistas sobre esses assuntos.  Além disso, o espaço herdou o acervo da antiga Faculdade de Música Palestrina. São três mil monografias do curso de Arte e Folclore. A Glaucus Saraiva possui obras interessantes e algumas raridades  como o Dicionário do Folclore do Brasil, de Luis Câmara Cascudo, de 1962 e o Manual de Dança Gaúcha, de Barbosa Lessa e Paixão Côrtes, de 1962 e La Música en El Uruguay, de Lauro Ayestarán, de 1953. Responsável técnica bibliotecária Jeanice Ramos.

Endereço FIGTF - Centro Administrativo Fernando Ferrari, sala 10 – Avenida Borges de Medeiros, 1501, Porto Alegre. Telefone (51) 3228.1711. Email presidência.igtf@via-rs.net.

Horário de atendimento - De segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h30min.

Glaucus Saraiva - 1921/1983 - Natural de São Jerônimo, poeta músico, compositor e professor de folclore. Ao lado de Paixão Cortes e Barbosa Lessa foi fundador do 35 CTG e elaborador da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista, do qual organizou toda a nomenclatura. Ideólogo do tradicionalismo, idealizou o IGTF, sendo seu primeiro diretor técnico.

Edson Otto - 1937/2004 - Natural de Carazinho, cantor, poeta e compositor nativista. Ex-diretor do IGTF, primeiro presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha, ativo colaborador do MTG, foi um dos fundadores da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana. Em 1979 ganhou a Calhandra de Ouro como intérprete da música “O Esquilador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário