segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Concessionária entrega projeto de revitalização do Cais Mauá


Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Prefeitura recebe em 30 dias 1ª etapa do Estudo de Viabilidade Urbanística


Foto: Divulgação/PMPA
Projeto prevê bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais


Comprometida com a celeridade na tramitação do projeto de Revitalização do Cais Mauá, a prefeitura devolverá em até 30 dias a primeira etapa do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) aos empreendedores responsáveis pela obra. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 12, pelo prefeito José Fortunati, na solenidade em que a empresa Porto Cais Mauá Brasil entregou os primeiros documentos técnicos para tramitação no município.

Fortunati enalteceu que a composição de forças entre a prefeitura e o governo do Estado foi fundamental para viabilizar o projeto, somada à atuação da Câmara de Vereadores que discutiu e votou a proposta.  "O Cais Mauá e o Metrô de Porto Alegre são dois antigos sonhos da população que estão muito perto de virar realidade, graças à intensa mobilização de todos os atores", reforçou.

Representando o governo do Estado na cerimônia, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, reafirmou o compromisso da administração com a obra. "O governo está comprometido com a iniciativa pelo papel que ela pode cumprir no desenvolvimento da cidade. É uma vitória da população gaúcha", considerou Pestana.
Agilidade - Sobre a tramitação no município, o prefeito informou que a equipe da prefeitura tem condições técnicas e conhecimento sobre o projeto para dar um retorno rápido à primeira etapa do estudo. "Daremos as primeiras respostas em 30 dias, garantindo celeridade à modernização sustentável do cais, que irá recuperar a relação da sociedade com o rio, promovendo intensa atividade cultural, econômica e turística na nossa Capital", reforçou Fortunati, afirmando que a iniciativa eleva para um novo patamar o processo de revitalização do Centro Histórico que a prefeitura promove. 

Nessa primeira etapa de estudos, que integrarão os diversos órgãos municipais, a prefeitura entregará as regras para os empreendedores desenvolverem os projetos executivos. De acordo com o diretor-presidente da empresa Porto Cais Mauá Brasil, Mários Freitas, a documentação encaminhada à prefeitura inclui a descrição preliminar sobre cada setor que compõe o complexo, nos aspectos arquitetônicos e de enganharia. "Com essa etapa, teremos toda a questão urbanística revisitada pela prefeitura. Nossa equipe colocou todo o esforço e criatividade a serviço de Porto Alegre", afirmou Freitas.

O urbanista e ex-governador do Paraná Jaime Lerner é o responsável técnico do projeto, que compreende trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, da Rodoviária à Usina do Gasômetro. O plano prevê a construção de prédios comerciais e mistos, além da recuperação dos armazéns para o funcionamento de bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais. A empresa responsável pelo empreendimento estima a geração de nove mil empregos diretos e indiretos na operação. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2012, com a entrega dos armazéns revitalizados já em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário