sábado, 3 de setembro de 2011

Festejos Farroupilhas marcam a reinauguração do Museu Histórico Farroupilha em Piratini



Os Festejos Farroupilhas serão especiais este ano no município de Piratini. O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, preparou uma programação para marcar a data no município, que foi a primeira capital farroupilha. O evento contará com a presença do governador Tarso Genro.

Na ocasião será reinaugurado o Museu Histórico Farroupilha, que passa por restauro desde o inicio do ano. Serão dois dias de eventos com patrocínio cultural do Banrisul. Shows, concerto especial da Ospa, com participação de Renato Borghetti e Ernesto Fagundes, visitas guiadas, rappel artístico e uma apresentação teatral com a encenação do De Seival a  Porongos, com Leonardo Machado, Sirmar Antunes, Zé da Terreira, Felipe de Paula e grande elenco sob a direção de Marcelo Restori. Participação de cavalarianos de Piratini, integrantes de vários piquetes da cidade.

Acompanhe a programação.
DIA 10- Sábado

10h – Visitas Guiadas para crianças- saída do Palácio Farroupilha
14h- Visitas Guiadas – saída do Palácio Farroupilha
14h- Centro de Eventos – Palestra A Contribuição dos Negros à cultura gaúcha - Cláudio Knierim
16h- Centro de Eventos – Palestra A História do Tradicionalismo Gaúcho – Rodi Borghetti
19- Cinema – Netto e o Domador de Cavalos - de Tabajara Ruas – no Assentamento
20h- Show Loma, grupo Status e bailarinos- Palco do Acampamento – direção Marco Araujo

DIA 11- Domingo

09h- Visitas Guiadas para crianças dos assentamentos- Saída do Palácio Farroupilha
10h30min- Cinema – Enciclopédia - Curta de Bruno Goulart Barreto
A Casa Verde-  de Paulo Nascimento
12h – Almoço Campeiro – Centro de Convenções – por adesão
14h – Reinauguração do Museu Histórico Farroupilha- Abertura da Exposição e
Entrega simbólica do Acervo Farroupilha ao Governador
 15h- Encenação De Seival a Porongos – direção Marcelo Restori
        Interpretação do poema de Carlos Nejar por Sirmar Antunes
 16h – Apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre- participação Renato Borghetti e Ernesto Fagundes
 20h- Show com Pedro Ortaça ( programação local)

O Município

Piratini ou Piratinim (denominação primitiva) quer dizer, em tupi-guarani peixe barulhento, designação dada ao curso dágua que cortava a região, pelos seus primitivos moradores: os tupis-guaranis. A cidade teve seu povoamento iniciado em 1789 com a chegada dos casais oriundos do arquipélago dos Açores. Os primeiros povoadores estabeleceram-se no local denominado Capão Grande do Piratini e fundaram uma capela em honra de Nossa Senhora da Conceição, desde então, a padroeira da Cidade.

Importantes acontecimentos se desenrolaram no município por ocasião da Revolução Farroupilha: a 8 de outubro, a Vila foi ocupada pelos farrapos e, a 12 de dezembro, chegou a Piratini o coronel Antônio de Souza Neto, nomeado para chefe da Legião de Guardas Nacionais da Comarca, sendo organizados os Corpos, em 4 companhias e que deram origem à famosa Brigada Liberal. Piratini, dada sua posição estratégica e o calor com que seus habitantes receberam o movimento, foi escolhida para centro das operações, começando a ser, já no início, o verdadeiro abrigo da Revolução que se estenderia por dez anos. O Centro Histórico com suas velhas ruas e casario, em grande número preservados ao estilo da época, constituem testemunho vivo do Período Farroupilha, glória e tradição do povo do sul.

O Museu

O Museu Histórico Farroupilha foi criado pelo Decreto nº 3.858, de 11 de fevereiro de 1953. A escolha de Piratini para sediar o Museu decorre do fato de o município concentrar o maior conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico, em âmbito estadual e nacional. Seu acervo é constituído principalmente por objetos utilizados durante a Revolução Farroupilha. São peças de diferentes épocas: são objetos pessoais de Bento Gonçalves, telas sobre a Guerra dos Farrapos, mobiliários do século XIX, moedas do período colonial até os nossos dias, objetos do cotidiano, máquinas de costura, xícaras, talheres, palmatórias, fardas, armas, vestuários, imagens sacras, entre outros.

O Museu Histórico Farroupilha ocupa o prédio onde funcionou a primeira escola pública, em 1837. Foi construído em 1819 e recuperado pelo Governo do Estado.

O prédio, em estilo colonial português, está situado à rua Coronel Manoel Pedroso, 77, antiga rua do Bom Fim, na esquina com a rua General Bento Gonçalves da Silva, antiga rua Clara.

Durante o período farroupilha foi sede do Ministério da Guerra da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário