segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Orçamento Participativo será destacado em Londres

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA


Fortunati, com Busato (E) e Sérgio Boanada: o OP vai à Inglaterra


O Orçamento Participativo (OP) de Porto Alegre será um dos dois exemplos brasileiros destacados no Centro Crystal da Siemens, em Londres. O convite foi feito pelo Diretor da Siemens para Relacionamento com as Cidades, Sérgio Boanada, ao prefeito José Fortunati, durante almoço no Chalé da Praça XV. O encontro, que aconteceu nesta segunda-feira, 27, teve a participação do secretário municipal de Governança Local (SMGL), Cezar Busatto, e da primeira-dama Regina Becker.

Segundo Boanada, a Capital Gaúcha tem mostrado internacionalmente uma forma direta de exercício da cidadania. “A democracia participativa está consolidada nesta cidade”, enfatizou o diretor da empresa ao mostrar o projeto Crystal ao prefeito.

Para Fortunati, o convite é um reconhecimento de que Porto Alegre é, de fato, a capital internacional da democracia participativa. “O OP é uma marca da cidade. Ficamos felizes com a escolha e temos todo o interesse em participar do projeto”, afirmou o prefeito ao explicar os detalhes de como são feitas as escolhas de prioridades e a plenárias.

O espaço The Criystal tem previsão de inauguração durante as Olimpíadas deste ano em Londres. A prefeitura, por intermédio da SMGL, enviará materiais gráficos, vídeos e fotos para compor o local destinado à exposição do OP. Juntamente com Porto Alegre, São Paulo foi convidada a integrar o projeto com o ‘case’ de produção de energia a partir do gás metano retirado dos aterros sanitários.
A Siemens apóia e patrocina boas práticas de sustentabilidade ao redor do mundo e realiza estudos para avaliar, em todos os continentes, referências de ações concretas e continuadas na gestão sustentável e ambiental. A partir das informações compiladas em publicações como a The Economist, a empresa está convidando exemplos destacáveis em diversos países para integrar o Centro que será construído em Londres.

The Crystal - O espaço servirá de referência para troca de experiências e pesquisa para técnicos e leigos conhecerem exemplos de cidade modernas e que buscam projetos sustentáveis. Porto Alegre recebe o convite para demonstrar como o OP e a participação popular têm sido importantes na escolha dos investimentos públicos e das prioridades a serem executados pelo executivo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário