segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sétima edição do Festival de Inverno será lançada quinta-feira


Foto: Rafael Vilela/Divulgação PMPA

Grupo argentino Violentango é a atração de abertura da 7ª ediçãoGrupo argentino violentango é a atração de abertura da 7ª edição


7º Festival de Inverno de Porto Alegre abre a programação na quinta-feira, 21 de junho, às 19h30, no Teatro Renascença (avenida Érico Veríssimo, 307), com o grupo instrumental argentino Violentango, que no ano passado foi uma das atrações do Glastonbury Festival, um dos mais prestigiados da música. Na ocasião, será apresentada  a programação geral do evento, que acontecerá de 23 a 29 de julho e inclui 20 shows, seis cursos e três palestras com personalidades consagradas na área de literatura e humanidades, mais um espetáculo de dança e uma exposição de artes plásticas. Metade dos convidados do show do Violentango será de artistas e professores que se apresentarão no festival, mais profissionais de imprensa, e a outra metade dos convites (150) será destinada ao público em geral, com senhas gratuitas que deverão ser retiradas no local, uma hora antes do espetáculo.

As atrações do 7º Festival de Inverno de Porto Alegre, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), se concentrarão no Teatro Renascença, Teatro de Câmara, Sala Álvaro Moreyra e Teatro do Bourbon Country. A Igreja das Dores, com música clássica, e palcos descentralizados nos bairros Restinga, Lomba do Pinheiro e Humaitá completam as locações do evento. Novidade na programação deste ano, a introdução de atrações de dança e artes plásticas segue a política de valorizar os vencedores dos Prêmios Açorianos, conferidos pela SMC.

A partir deste ano, o Prêmio Açorianos de Artes Cênicas será dividido nas categorias Dança e Teatro, com cerimônias de premiação distintas. Assim, as futuras edições do festival deverão acomodar mais apresentações de dança, a exemplo do que já acontece com os vencedores do Açorianos de Música, que tradicionalmente ocupam o Teatro de Câmara. Obras dos artistas plásticos agraciados com os Prêmios Açorianos ocuparão o saguão do Centro Municipal de Cultura, principal sede do festival.

O site oficial do festival é no endereço: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/festinverno/

Shows
- Oito no Teatro Renascença
- Cinco no Teatro de Câmara
- Três no Bourbon
- Três em regiões descentralizadas
- Um na Igreja das Dores

Literatura e Humanidades
- Seis cursos
- Três palestras

Dança
- Um espetáculo

Artes Plásticas
- Uma exposição

Violentango turnê Menos Sol - Participante do festival de Glastonbury no ano passado e em 2010, o Violentango foi formado em 2004, em Buenos Aires. A banda dedica-se ao tango instrumental contemporâneo e é composta por Adrián Ruggiero (bandoneón e guitarra), Juan Manuel López (guitarra), Santiago Córdoba (percussão), Ricardo Jusid (baixo) e Camilo Córdoba (guitarra). O quinteto já gravou 4 cds e acumula dezenas de turnês internacionais.

"Nossa proposta é fundir a música tradicional argentina com elementos do rock britânico progressivo dos anos 1960 e 1970 e pitadas de blues e jazz", conta o percussionista Santiago Córdoba. O Violentango tem como referências o compositor de tango Astor Piazzolla, o folclorista argentino Cuchi Leguizamón e as bandas de rock Led Zepellin e Rolling Stones. "Também ouvimos bastante Radiohead, que tem uma pegada alternativa", revela Santiago. O show de Porto Alegre faz parte da turnê Menos Sol.

Discografia:
- Rock de Nylon (2009)
- Buenos Aires 3 a.m. (2007)
- 28kg. Vinilo en vivo (2006)
- Violentrío (2005)

Média de shows/ano: 137

Festivais destacados:
2011 - Glastonbury, Inglaterra  / Savassi Jazz, Brasil / Paraty Latino, Brasil / Hemicilo, Iquique, Chile.
2010 - Glastonbury, Inglaterra / Nishvile Jazz, Sérvia / Festival 5 continentes, Itália.
2009 - Cosquin, Argentina / Internacionalni Festival Ulicnih Sviraca, Sérvia / Thêatre La Ricamarie, França.
2008 - Cosquin, Argentina / BuskerBus, Polônia.
2007 - Convivnecia, França.
2006 - MMVV, Barcelona, Espanha.

Reconhecimentos: Declarado de alto interesse artístico e cultural pelos ministérios de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional e Cultura da Republica Argentina.

Site: http://www.violentango.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário