sábado, 28 de julho de 2012

Projeto que resgata a história do Software Livre no Brasil é lançado no fisl13

Anúncio contou com a presença de diversos curadores da obra digital durante o terceiro dia do 13º Fórum Internacional Software Livre

 
crédito: Olga Produções
 
Uma obra digital histórica, feita de forma colaborativa. Este é o conceito do projeto que foi lançado na manhã desta sexta-feira, dia 27, pela Associação Software Livre.Org, Governo e Secretarias da Comunicação e Educação do RS, PROCERGS e curadores convidados. A obra digital conterá informações sobre a história do Software Livre no Brasil e será escrita de forma colaborativa, com o conhecimento da comunidade.

De acordo com o Diretor de Inclusão Digital da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, Gérson Barrey, a obra digital em memória da história do Software Livre terá uma versão impressa e será lançada na próxima edição do Fórum Internacional Software Livre, em 2013.

Fazem parte da Curadoria: Ricardo Fritsch, Coordenador-Geral da Associação Software Livre.Org (ASL), Marcelo Branco, coordenador geral das primeiras cinco edições do fisl, um dos fundadores do Projeto Software Livre Brasil e duas vezes coordenador geral da Campus Party,  Alexandre Oliva, fundador e conselheiro da Fundação Software Livre América Latina, Cláudio Brito, Vice-Presidente da Procergs, Vera Spolidoro, Secretária de Estado de Comunicação e Inclusão Digital, Sérgio Amadeu, integrante do Comitê Gestor da CGI/ Brasil, Ysadora Córdoba, da W3C, entre outros. 

Sobre o Fórum Internacional Software Livre (fisl)

O Fórum Internacional de Software Livre (fisl) acontece desde o ano 2000 - chegando em sua 13ª edição. É considerado o mais consolidado evento da área na América Latina e um dos maiores do mundo. Fundado nos  ideais  construídos  inicialmente  pelo físico e programador Richard  Stallman  e,  posteriormente,  pela comunidade  de  hackers  e  desenvolvedores  do  sistema  operacional  GNU/Linux, o fisl surgiu de uma mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país. O  evento  é  o momento  de  encontro  físico  de  muitas  pessoas do de diversas partes do mundo que  se  conhecem  e  trabalham  apenas  pela internet em projetos das mais variadas temáticas. A comunidade de usuários é o coração do fisl e interage com diversos outros setores da sociedade, como a academia, profissionais, empresas, investidores, governos e sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário