sábado, 25 de agosto de 2012

Novas orientações de tratamento oferecem mais qualidade de vida às pessoas com artrite reumatoide


Especialista gaúcho participa da elaboração atualizada de condutas médicas

A artrite reumatoide é caracterizada por inflamação nas articulações ou juntas, mas outros órgãos também podem ser afetados, como os pulmões, olhos e vasos sanguíneos.

“A inflamação persistente das articulações, se não tratada de forma adequada, pode levar à destruição das juntas, o que ocasiona deformidades, limitações para o trabalho e para as atividades da vida diária. Além dessas consequências no sistema musculoesquelético, outras doenças são comuns nesses pacientes, como problemas na tireoide, osteosporose, colesterol elevado e doenças cardíacas”, afirma Dr. Claiton Brenol, Professor da UFRGS e gestor do Serviço de Reumatologia do Hospital  Mãe de Deus (HMD).

Por sua larga experiência na coordenação do ambulatório de artrite reumatoide do Hospital de Clinicas de Porto Alegre, o Dr. Brenol foi convidado para elaborar, juntamente com outros membros da Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), recomendações atualizadas sobre o diagnóstico e tratamento das comorbidades (doenças associadas) da artrite reumatoide a fim de instruir os médicos brasileiros, especialmente reumatologistas.

O especialista comenta que essas recomendações são importantes para o diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença. “Poderão melhorar os resultados clínicos, permitir o gerenciamento das comorbidades, diminuir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida desses pacientes”.

Publicadas na Revista Brasileira de Reumatologia, entre as novas orientações estão: evitar doses elevadas de corticoides por períodos prolongados; análise regular de densitometria deve ser efetuada em pacientes com mais de 50 anos e mais jovens em corticoterpia em dose maior que 7,5 mg de prednisone por mais de três meses; pacientes devem ser instruídos a evitar quedas, aumentar a ingestão de cálcio e exposição ao sol, e praticar exercícios fís icos com frequência; além do mais, o cuidado de uma equipe multidisciplinar, com a participação ativa de um reumatologista, é recomendado para o tratamento e monitorização das comorbidades.

Todas as recomendações podem ser conferidas na publicação:

PEREIRA, Ivânio Alves et al. 2012 Brazilian Society of Rheumatology Consensus on the management of comorbidities in patients with rheumatoid arthritis. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo,  v. 52,  n. 4, Aug. 2012. Disponível na base de dados do Scielo, através do link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042012000400002&lng=en&nrm=iso

Sobre o Dr. Claiton

Gestor do Serviço de Reumatologia do Hospital  Mãe de Deus (HMD). Possui graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), residência médica em reumatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), mestrado e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas da UFRGS. Atualmente é Professor Adjunto do Dep. de Medicina Interna da UFRGS e coordenador do ambulatório de artrite reumatóide do serviço de reumatologia do HCPA. Tem atuado na área acadêmica e pesquis a clínica (ensaios clínicos), com ênfase em Reumatologia, principalmente nos seguintes temas: artrite reumatoide, artrite experimental, lúpus eritematoso sistêmico, artrite idiopática juvenil e polimorfismos relacionados às doenças reumatológicas. Também atua como membro da diretoria da Sociedade de Reumatologia do RS, membro da Comissão de Artrite Reumatóide da Sociedade Brasileira de Reumatologia, responsável técnico pelo Centro de Referência de Artrite Reumatóide no HCPA através de convênio institucional com a Secretaria Estadual da Saúde do RS e colaborador do Centro de Ensino e pesquisa do Hospital Ernesto Dornelles (HED).

Fonte: Comunicação Mãe de Deus
Jornalista: Beth Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário