segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Santa Bárbara do Sul: RGE atuou em tempo recorde na recuperação da rede elétrica


150 colaboradores se revesaram por 30 horas ininterruptas para restabelecer o abastecimento de energia no município.

Uma verdadeira operação e logística de guerra foi o desafio da Gerência de Serviço de Rede Centro nesta semana, frente aos  danos causados pelo tornado que atingiu o município de Santa Bárbara do Sul, na região das Missões do Rio Grande do Sul, originado no final do dia de sábado, 29 de julho.
Os estragos em todo o município foram gigantescos – estima-se na ordem de R$ 7 milhões - e geraram diversos prejuízos à população local, cerca de 8,8 mil cidadãos. Estima-se que 40% do município tenha sido atingido pelo tornado, causando a destruição total de mais de 20 casas e parcialmente mais de 120 residências. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o evento ocorrido na cidade foi um tornado com ventos de mais de 100 km/h.

Apenas para sanar os estragos causados ao fornecimento de energia elétrica aos moradores, a RGE montou uma ação emergencial, que incluiu trabalhos intensos na substituição de 105 postes de distribuição de energia elétrica, substituição de transformadores e sobretudo na reconstrução de mais de 10 quilômetros de fios e cabos de energia, sendo 6 mil metros na rede de baixa tensão e 4 mil metros de rede de alta tensão. A ação de recuperação foi realizada em tempo recorde: mais de 150 profissionais ligados à empresa trabalharam durante mais de 30 horas em revezamento, entre equipes de campo e apoio para atender o município de Santa Bárbara e outras diversas regiões atendidas pela RGE, equivalendo a um custo de R$ 400 mil entre material e mão-de-obra.

Ao concluir a última ligação de energia e deixar a cidade, as equipes de eletricistas e técnicos foram calorosamente reconhecidos pela população local com salvas de palmas por onde passaram, ao deixar o município 100% energizado. A operação foi reconhecida pelo poder público local na pessoa do prefeito.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário