quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Estudantes da Restinga produzem curtas-metragens

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Participaram do projeto 13 jovens que frequentam a ACM
Participaram do projeto 13 jovens que frequentam a ACM
]
Traduzir a criatividade adolescente em produção cinematográfica foi um dos desafios do projeto Transformando Realidades Através da Tecnologia da Informação e Comunicação, que envolveu estudantes da Restinga de março a setembro deste ano. Em sessão especial na sala P. F. Gastal na tarde desta quarta-feira, 12, foram exibidos os dois curtas-metragens produzidos por jovens de 13 a 16 anos que frequentam a ACM – Vila Restinga Olímpica.
 
Aos 12 anos, Eduarda Bearthword assina o roteiro e a direção de A Sala, um curta de ficção produzido em parceria com os colegas, que registra a noite passada por uma aluna presa em sala de aula na companhia de um menino fantasma. Para a estudante, o diferencial do projeto foi abordar os diversos aspectos da produção de um filme. “Aprendemos tudo o que precisa para um filme, incluindo montagem e como colocar música. Não é sempre que a gente tem oportunidade de uma experiência tão boa como essa”, avaliou Eduarda. 
 
Trabalho social - Após acompanhar a exibição, o prefeito José Fortunati enfatizou a qualidade das produções e o desempenho dos jovens. A prefeitura é parceira das ações da ACM Vila Restinga Olímpica.
 
O curta Trajetórias, com roteiro coletivo, conta a história do projeto da ACM na comunidade e as motivações dos jovens a participarem das ações esportivas e culturais. Gustavo dos Santos, 17 anos, atuou como vice-diretor e entrevistador na produção. “Eu perdi a timidez atuando como entrevistador, em frente às câmeras. Entrevistamos os próprios integrantes do grupo e os funcionários”, explicou o estudante. 
 
Participaram desta etapa do projeto 13 jovens da comunidade. A iniciativa tem a parceria do Instituto Dunga, patrocínio da Oi Futuro e produção da Primeiro Corte Produções. As aulas de cinema foram orientadas pelos profissionais Flávia Matzenbacker (produção), Lucio Born (montagem), Christian Schneider (foto e direção de produção) e Eduardo Cristofoli (roteiro e direção de produção). 
 
Na cerimônia de exibição, os alunos receberam certificados e dvds com os curtas. Participaram do ato o secretário-geral da ACM, José Ricardo Caporal, e a coordenadora técnica da ACM Vila Restinga Olímpica, Eliete Barreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário