Cursos / Palestras


Senac Comunidade oferece 16 vagas
para o curso gratuito Cabeleireiro Assistente

As inscrições acontecem até o dia 15 de fevereiro
e as aulas iniciam no dia 1º de março.


O Senac Comunidade está com inscrições abertas para o curso gratuito Cabeleireiro Assistente. As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro e podem ser realizadas através do site www.senacrs.com/psg. As aulas serão ministradas no Núcleo Comunitário e Cultural Belém Novo (Rua Juca Batista, 7572 – Porto Alegre) e iniciam no dia 1º de março. Os encontros acontecem de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 12h. A capacitação é oferecida através do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Com carga horária total de 200 horas, o curso capacita os participantes a aplicar técnicas para higienizar e escovar cabelos, além de utilizar produtos e equipamentos adequados ao embelezamento e tratamento dos cabelos. De acordo com a diretora da Unidade, Cecília Grimberg, o mercado de salões de beleza está em constante crescimento na capital. “Participar do curso é uma oportunidade de inclusão social e profissional. Percebemos no Senac Comunidade que esta é umas das ocupações na qual os alunos encontram muitas oportunidades de inserção no mercado”, completa.

Para participar, os interessados devem possuir renda declarada de até dois salários mínimos federal per capita e idade mínima de 16 anos. O processo seletivo se dará a partir do preenchimento, por parte do candidato, do formulário de solicitação de vaga para o PSG. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3211-3579 ou diretamente na Unidade (Praça Piratini, 76, Bloco B – 3º andar).

Faculdades Senac-RS inscrevem para cursos de Pós-Graduação na área de Turismo e Hotelaria

Curso Técnico em Estética

Escola Factum abre novo curso
a partir de março de 2011


As aulas iniciam dia 15 de março e as matrículas estão abertas até o dia 11 de março.O curso visa qualificar o profissional da área para este mercado que se expande.

Sobre o curso:

O Técnico em Estética é um profissional que age nas ações de promoção, manutenção e recuperação da saúde da pele do rosto e do corpo promovendo a valorização da auto-imagem como fator de elevação da auto-estima, da qualidade de vida e da saúde integral do ser humano. Exerce atividades que compreendem avaliação estética, indicação e execução de tratamentos simples eletroterápicos e manuais.
Este profissional pode atuar em Clínicas de dermatologia e cirurgia plástica, academias, spas, clubes, centros de estética e beleza e empresas de cosméticos e perfumarias.
O curso Técnico em Estética é um curso de nível médio. Para fazê-lo, o interessado deve estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.

Estrutura curricular do curso:

- 1 e 2 Módulos: 800 horas teóricas
- 3 e 4 Módulos: 400 horas teóricas e 400 horas de estágio em clínicas de dermatologia e cirurgia plástica, spas, clubes e centros de estética e beleza;
- Dias: Segunda à Sexta
- Duração: 2 anos
- Carga Horária Total: 1600h
- Horários das Aulas:
   Manha: 08:15h às 11:50h
   Tarde: 14h às 17:35h
   Noite: 19h às 22h


Informações


Escola Factum
Largo João Amorim de Albuquerque, 60 - Praça da Matriz - Centro - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3212 760


As Faculdades Senac-RS estão com duas especializações na área de Turismo e Hotelaria com inscrições abertas. Os interessados em aprimorar os seus conhecimentos podem optar pelos cursos Especialização em Gestão, Planejamento e Organização de Eventos e Gestão de Eventos e Hotelaria. As especializações estão sendo oferecidas na Faculdade de Tecnologia Senac-RS, em Porto Alegre, e na Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas.

O curso Especialização em Gestão, Planejamento e Organização de Eventos é a opção para aqueles que desejam se qualificar em Porto Alegre. A Especialização aborda os diversos processos da gestão e organização de eventos, desde o planejamento estratégico e captação de recursos até o pós-evento. Conta também com atividades integradoras, aliando teoria e prática por meio de visitas técnicas, palestras de empresas da área e seminários. As aulas serão ministradas na Faculdade de Tecnologia Senac RS (Rua Coronel Genuíno, 130), com encontros todas terças e quartas-feiras, das 19h às 22h30min.

Já em Pelotas a opção é o curso de Pós-Graduação em Gestão de Eventos e Hotelaria, que capacita profissionais para operar com sucesso na gestão de eventos organizacionais e empreendimentos hoteleiros, seja como consultores ou como membro de organizações. Os encontros serão realizados na Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas (Rua Gonçalves Chaves, 602) todas as segundas e quartas-feiras no turno da noite.

Os dois cursos têm carga horária total de 360 horas com início previsto para o mês de abril. As inscrições podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/pos. Mais informações podem ser adquiridas diretamente nas Faculdades ou pelos telefones: (53) 3225-6918 – Pelotas - (51) 3212-1044 – Porto Alegre.

O CIEE-RS ao longo da sua trajetória desenvolve diversos programas de responsabilidade social, tanto, que passou a existir fruto de um projeto social, que é o Programa de Estágios.
Desde sua fundação, em 1969, o CIEE já colocou mais de 1.370.000 estudantes no mercado de trabalho, em organizações públicas e privadas, através da parceria com mais de 1.300 Instituições de Ensino em todo RS.
Segue abaixo entrevista d’O Informante RS com Cláudio Inácio Bins, Gestor de Relações Institucionais do CIEE/RS

1-Quais os projetos de responsabilidade social do CIEE?
Programas de Inclusão Social:
-Programa de Estágios (com assistência médica gratuita,  descontos em estabelecimentos comerciais e cursos gratuitos de desenvolvimento estudantil);
-Programa Cidadania e Talento.com, (curso de 140 horas para capacitar jovens em vulnerabilidade social).
-Programa de Alfabetização de Adultos;
-Programa Aprendiz Legal;

Projeto de Responsabilidade Ambiental: Sede CIEE-RS (rua Dom Pedro II, 861, Porto Alegre) que é reconhecida como um empreendimento sustentável com uso de tecnologia em benefício ao meio ambiente. Podemos citar: automatização de luzes e persianas;  sensores de temperatura para economizar energia; elevadores inteligentes, que “interagem entre si” para nunca estarem localizados no mesmo andar; captação da água da chuva para irrigação das plantas e utilização nos vasos sanitários, que gera uma economia de 600 mil litros de água por mês; entre outros.

Campanhas beneficentes: Doação de materiais escolares, Doação de brinquedos, Doação de Agasalhos, Doação de Equipamentos de Informática, Doação de papéis para reciclagem.

2 - Quantas pessoas foram beneficiadas no ano passado?
Beneficiados:
Programa Aprendiz:  677;
Programa de Estágios:  70.147;
Programa Cidadania e Talento.Com:  156;
Programa de Alfabetização:  202;
Cursos de Desenvolvimento Estudantil: 9.486;
Assistência Médica: 4.381;
Parcerias de Descontos: 9.185;

Campanhas:
Material Escolar: 1.586 itens;
Alimentos: 369 kg;
Brinquedos: 425 itens;
Agasalhos: 7.843 peças;
Informática: 128 itens;
Papéis: 9.154kg;

3 - Qual o alcance destes projetos nas unidades do interior do estado?
Programa de Estágio: abrangência: estado do Rio Grande do Sul

Demais programas: abrangência: parcial, regiões do estado

Campanhas beneficentes: abrangência parcial, regiões do estado

4 - O que o estudante ou a comunidade em geral devem fazer para participar?
Procurar a Unidade de Atendimento do CIEE mais próxima para adquirirem mais informações ou acessar www.ciee-rs.org.br (no site é disponibilizado endereço/telefone das 111 unidades no RS).

SENAC - Qualificação profissional gratuita: formatura reúne 900 Jovens Aprendizes

Na noite de hoje, 14 de dezembro, 900 alunos do Programa Senac de Gratuidade (PSG) iniciaram uma etapa importante em suas carreiras. É que nessa data aconteceu, no Ginásio Tesourinha, a formatura dos cursos de Aprendizagem Comercial oferecidos pelo Senac Passo D’Areio e pelo Senac Informática. E para conquistar esta vitória, os estudantes tiveram apenas que investir em tempo e em dedicação, pois as capacitações foram oferecidas de forma totalmente gratuita.
Os alunos receberam os certificados de conclusão dos cursos Assistente Administrativo; Assistente Administrativo em Instituições de Saúde; Operador de Supermercado; Aprendizagem em Comércio; Aprendizagem em Redes e Aprendizagem em Informática. Mais de 4 mil pessoas participaram da formatura. O evento reuniu 41 turmas, familiares e autoridades. Os certificados de conclusão de curso foram entregues, de forma simultânea, por representantes do Sistema Fecomércio-RS.
Segundo o presidente do Sistema, Zildo De Marchi, os cursos de Aprendizagem Comercial são uma excelente oportunidade para que milhares de pessoas possam planejar seus estudos e ter mais oportunidades de trabalho. Em 2010, o Programa ofereceu cerca de 40 cursos diferentes, nas áreas de imagem pessoal, moda, gestão e negócios, informática, saúde, turismo e hospitalidade e infraestrutura. Vinte e sete títulos foram oferecidos em Capacitações, oito em Aprendizagem Comercial e cinco em Cursos Técnicos. A satisfação média dos alunos dos cursos gratuitos supera 94%.

 
Produção audiovisual em 3D estereoscópico
Objetivos:
Apresentar um panorama histórico da produção em 3D estereoscópico;
Apresentar as etapas e as técnicas necessárias para a produção de audiovisuais em 3D estereoscópico;
Realizar um exercício prático, envolvendo captação de imagens, edição e pós-produção com softwares profissionais;
Público-alvo:
Acadêmicos e profissionais das áreas de Realização Audiovisual, Comunicação Digital, Jogos Digitais, Design e Publicidade; demais interessados em aprender os fundamentos práticos e teóricos para a produção de audiovisuais em 3D estereoscópico.
Pré-requisitos:
Desejável conhecimento prévio de softwares de edição como Final Cut ou Adobe Premiere.
Local: Sala: 6B314 (10 e 14/01)
3B211 ( 11,12,13/01)
Realização: de 10/1/2011 a 14/1/2011
Horário: Segunda à Sexta-feira, das 14h às 17h
Carga Horária: 15 horas
Certificado:
Será fornecido a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de freqüência
Promoção:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Unidade Acadêmica de Educação Continuada
Gerência de Cursos de Extensão

Fotografia de Natureza
Objetivos:
Desenvolver, através da aplicação de técnicas e exercícios específicos, a percepção, a observação e o registro de imagens fotográficas em ambientes naturais.
Oferecer conceitos artísticos de composição juntamente com aspectos técnicos de fotografia (equipamentos, tipos de luz, relação abertura do diafragma e velocidade). Análise e desenvolvimento do olhar crítico sobre o material produzido na saída de campo através de discussão em aula. Oferecer conhecimento sobre aspectos biológicos do ambiente a ser visitado, como a fauna, a flora e assuntos específicos do seu ecossistema.
Público-alvo:
Público leigo interessado em fotografia de natureza, profissionais de áreas relacionadas ao meio-ambiente (biologia, medicina veterinária, engenharia florestal, direito ambiental), fotógrafos.
Pré-requisitos:
Possuir máquina fotográfica de qualquer tipo.
Local: Sala: a definir - Ciência da Comunicação
Realização: de 11/1/2011 a 14/1/2011
Horário: Terça, Quarta e Quinta -feira, das 19h às 21h
Excepcionalmente na sexta-feira, será das 17h às 21h
Carga Horária: 10 horas
Certificado:
Será fornecido certificado, a todos os que tiverem 75% de frequência
Promoção:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Unidade Acadêmica de Educação Continuada
Gerência de Cursos de Extensão

Nova Contabilidade Societária Brasileira: Adoção Inicial dos CPCs e IFRSs
Objetivos:
• Capacitar os participantes para a adoção inicial dos CPCs/IFRSs, considerando o encerramento das Demonstrações Contábeis do exercício social de 31/12/2010
• Identificar os elementos necessários ao diagnóstico para a adoção inicial e aplicação definitiva dos CPCs/IFRSs
• Demonstrar, por meio de exercícios e exemplos práticos, a aplicação das novas normas contábeis (CPCs/IFRSs).
Público-alvo:
Contadores, analistas, assistentes de Contabilidade, acadêmicos e demais interessados que desejam compreender os conceitos e a aplicação das normas do CPC e do IASB na contabilidade brasileira.
Local: Sala 5B301 – Ciências Econômicas e Administrativas
Av. Unisinos, 950 – São Leopoldo
Realização: de 11/1/2011 a 26/1/2011
Horário: Terças, quartas e quintas-feiras, das 19h15 às 22h15
Carga Horária: 24 horas
Certificado:
Será fornecido a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de freqüência.
Promoção:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Unidade Acadêmica Educação Continuada
Gerência e Cursos de Extensão

Brincando e Aprendendo na PUCRS - Projeto de Férias
Objetivos:
Proporcionar um espaço de vivência cognitiva e motora para crianças de 5 a 12 anos, através de atividades variadas, tais como, atividades aquáticas, desportos coletivos, dança, expressão corporal, lutas, atletismo, ginástica, além de visitas e atividades em outros espaços/unidades da PUCRS (Faculdade de Matemática, Letras, Nutrição, Física, Bilbioteca e Museu de Ciências e Tecnologia).
Unidade Promotora: Faculdade de Educação Física
Hrário das Aulas: das 13h 30min às 18h
Público-alvo:
Crianças de 5 a 12 anos
Programação:
Atividades práticas ministradas através de uma seqüência pedagógica para o desenvolvimento de habilidades esportivas: desportos coletivos (voleibol, handebol, besquetebol, futebol); individuais (natação, atletismo, lutas e ginástica), além de atividades psicomotoras, cognitivas, de dança expressão e de socialização, com vivências em espaços da PUCRS, visando viver o mundo PUCRS transmitindo uma visão marista de educar.
Informações e inscrições:
Local: Av. Ipiranga, 6681 Prédio 15, sala 112 | Partenon | Porto Alegre/RS CEP: 90619-900
Fone: (51) 3320.3727
Horário: Segunda a sexta-feira - 8h às 21h15min
ou
Parque Esportivo da PUCRS
Fone: 55 51 3320 3683
Coordenação: Alessandra Scarton
e-mail: alescarton@pucrs.br

Sistemas Fotovoltaicos: Conceitos Básicos e Caracterização
Data: 11/01/2011 a 19/01/2011
Dia da semana:Terça, Quarta e Quinta-Feira
Horário:as 19h30min às 22h45min
Local: Prédio 10 Sala Anfiteatro Da Faculdade De Física
Informações e Inscrições:
Data limite para inscrições: 06/01/2011
Local: Av. Ipiranga, 6681 Prédio 15, sala 112 | Partenon | Porto Alegre/RS CEP: 90619-900
Fone: (51) 3320.3727
Horário: Segunda a sexta-feira - 8h às 21h15min
OBJETIVO: Capacitar recursos humanos em energia solar fotovoltaica, instruir conhecimentos básicos sobre células solares e módulos fotovoltaicos e estimular o desenvolvimento em energias renováveis.
PROGRAMAÇÃO:
I - Sistemas Fotovoltaicos Autônomos
II - Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede
III - Sistemas de Concentração
INVESTIMENTO:
Aluno PUCRS, Diplomado PUCRS, Funcionário PUCRS, Professor PUCRS e Comunidade TECNOPUC: R$ 405,00
Público Geral e Estudantes: R$ 450,00

Desenvolvimento de Firmware em Linguagem C para Sistemas Embarcados utilizando ARM7
Carga Horária: 20 hs/aula
Horário das Aulas: das 18h às 22h
Público-alvo:
Profissionais de empresas atuantes no desenvolvimento de sistemas embarcados (firmware), alunos de graduação ou graduados em cursos na área de Computação e Engenharia.
Pré-requisito:
Conhecimentos básicos da Linguagem C
Informações e inscrições:
Local: Av. Ipiranga, 6681 Prédio 15, sala 112 | Partenon | Porto Alegre/RS CEP: 90619-900
Fone: (51) 3320.3727
Horário: Segunda a sexta-feira - 8h às 21h15min

Introdução às Metodologias Ágeis
Inscrições:
Local: Av. Ipiranga, 6681 Prédio 15, sala 112 | Partenon | Porto Alegre/RS CEP: 90619-900
Fone: (51) 3320.3727
Horário: Segunda a sexta-feira - 8h às 21h15min
Público-alvo:
Profissionais de Tecnologia da Informação envolvidos no desenvolvimento de software, buscando conhecimentos sobre metodologias ágeis, como por exemplo Gerentes de Projeto, Analistas de Negócio e de Sistemas, Arquitetos, Desenvolvedores e Testadores.
Horário das Aulas
18:30 às 22:00 hs

Exposição Acervo Cerâmico Itinerante
Abertura Exposição de Arte em cerâmica produzida em parceria entre alunos da UFRGS, do Núcleo de Instauração da Cerâmica, e artistas independentes.
Data - Horário:
30/11/2010 - 09:00 às 18:00 até 31/01/2011
Local: Sala João Fahrion, 2º andar da Reitoria
Departamento de Difusão Cultural • Av. Paulo Gama, 110 • Campus Central da UFRGS • Mezanino do Salão de Atos • (51) 3308.30.34 • difusaocultural@ufrgs.br

Produção audiovisual em 3D estereoscópico
Objetivos:
Apresentar um panorama histórico da produção em 3D estereoscópico;
Apresentar as etapas e as técnicas necessárias para a produção de audiovisuais em 3D estereoscópico;
Realizar um exercício prático, envolvendo captação de imagens, edição e pós-produção com softwares profissionais;
Público-alvo:
Acadêmicos e profissionais das áreas de Realização Audiovisual, Comunicação Digital, Jogos Digitais, Design e Publicidade; demais interessados em aprender os fundamentos práticos e teóricos para a produção de audiovisuais em 3D estereoscópico.
Pré-requisitos:
Desejável conhecimento prévio de softwares de edição como Final Cut ou Adobe Premiere.
Local: Sala: 6B314 (10 e 14/01)
3B211 ( 11,12,13/01)
Realização: de 10/1/2011 a 14/1/2011
Horário: Segunda à Sexta-feira, das 14h às 17h
Carga Horária: 15 horas 
Certificado:
Será fornecido a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de freqüência
Promoção:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Unidade Acadêmica de Educação Continuada
Gerência de Cursos de Extensão

Fotografia de Natureza
Objetivos:
Desenvolver, através da aplicação de técnicas e exercícios específicos, a percepção, a observação e o registro de imagens fotográficas em ambientes naturais.
Oferecer conceitos artísticos de composição juntamente com aspectos técnicos de fotografia (equipamentos, tipos de luz, relação abertura do diafragma e velocidade). Análise e desenvolvimento do olhar crítico sobre o material produzido na saída de campo através de discussão em aula. Oferecer conhecimento sobre aspectos biológicos do ambiente a ser visitado, como a fauna, a flora e assuntos específicos do seu ecossistema.
Público-alvo:
Público leigo interessado em fotografia de natureza, profissionais de áreas relacionadas ao meio-ambiente (biologia, medicina veterinária, engenharia florestal, direito ambiental), fotógrafos.
Pré-requisitos:
Possuir máquina fotográfica de qualquer tipo.
Local: Sala: a definir - Ciência da Comunicação
Realização: de 11/1/2011 a 14/1/2011
Horário: Terça, Quarta e Quinta -feira, das 19h às 21h
Excepcionalmente na sexta-feira, será das 17h às 21h
Carga Horária: 10 horas 
Certificado:
Será fornecido certificado, a todos os que tiverem 75% de frequência
Promoção:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Unidade Acadêmica de Educação Continuada
Gerência de Cursos de Extensão

Nova Contabilidade Societária Brasileira: Adoção Inicial dos CPCs e IFRSs
Objetivos:
• Capacitar os participantes para a adoção inicial dos CPCs/IFRSs, considerando o encerramento das Demonstrações Contábeis do exercício social de 31/12/2010
• Identificar os elementos necessários ao diagnóstico para a adoção inicial e aplicação definitiva dos CPCs/IFRSs
• Demonstrar, por meio de exercícios e exemplos práticos, a aplicação das novas normas contábeis (CPCs/IFRSs).
Público-alvo:
Contadores, analistas, assistentes de Contabilidade, acadêmicos e demais interessados que desejam compreender os conceitos e a aplicação das normas do CPC e do IASB na contabilidade brasileira.
Local: Sala 5B301 – Ciências Econômicas e Administrativas
Av. Unisinos, 950 – São Leopoldo
Realização: de 11/1/2011 a 26/1/2011
Horário: Terças, quartas e quintas-feiras, das 19h15 às 22h15
Carga Horária: 24 horas 
Certificado:
Será fornecido a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de freqüência.
Promoção:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Unidade Acadêmica Educação Continuada
Gerência e Cursos de Extensão

Brincando e Aprendendo na PUCRS - Projeto de Férias
Objetivos:
Proporcionar um espaço de vivência cognitiva e motora para crianças de 5 a 12 anos, através de atividades variadas, tais como, atividades aquáticas, desportos coletivos, dança, expressão corporal, lutas, atletismo, ginástica, além de visitas e atividades em outros espaços/unidades da PUCRS (Faculdade de Matemática, Letras, Nutrição, Física, Bilbioteca e Museu de Ciências e Tecnologia).
Unidade Promotora: Faculdade de Educação Física
Hrário das Aulas: das 13h 30min às 18h
Público-alvo:
Crianças de 5 a 12 anos
Programação:
Atividades práticas ministradas através de uma seqüência pedagógica para o desenvolvimento de habilidades esportivas: desportos coletivos (voleibol, handebol, besquetebol, futebol); individuais (natação, atletismo, lutas e ginástica), além de atividades psicomotoras, cognitivas, de dança expressão e de socialização, com vivências em espaços da PUCRS, visando viver o mundo PUCRS transmitindo uma visão marista de educar.
Informações e inscrições:
Local: Av. Ipiranga, 6681 Prédio 15, sala 112 | Partenon | Porto Alegre/RS CEP: 90619-900
Fone: (51) 3320.3727
Horário: Segunda a sexta-feira - 8h às 21h15min
ou
Parque Esportivo da PUCRS
Fone: 55 51 3320 3683
Coordenação: Alessandra Scarton

Sistemas Fotovoltaicos: Conceitos Básicos e Caracterização
Data: 11/01/2011 a 19/01/2011
Dia da semana:Terça, Quarta e Quinta-Feira
Horário:as 19h30min às 22h45min
Local: Prédio 10 Sala Anfiteatro Da Faculdade De Física
Informações e Inscrições:
Data limite para inscrições: 06/01/2011
Local: Av. Ipiranga, 6681 Prédio 15, sala 112 | Partenon | Porto Alegre/RS CEP: 90619-900
Fone: (51) 3320.3727
Horário: Segunda a sexta-feira - 8h às 21h15min
OBJETIVO: Capacitar recursos humanos em energia solar fotovoltaica, instruir conhecimentos básicos sobre células solares e módulos fotovoltaicos e estimular o desenvolvimento em energias renováveis.
PROGRAMAÇÃO:
I - Sistemas Fotovoltaicos Autônomos
II - Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede
III - Sistemas de Concentração
INVESTIMENTO:
Aluno PUCRS, Diplomado PUCRS, Funcionário PUCRS, Professor PUCRS e Comunidade TECNOPUC: R$ 405,00
Público Geral e Estudantes: R$ 450,00

Desenvolvimento de Firmware em Linguagem C para Sistemas Embarcados utilizando ARM7
Carga Horária: 20 hs/aula
Horário das Aulas: das 18h às 22h
Público-alvo:
Profissionais de empresas atuantes no desenvolvimento de sistemas embarcados (firmware), alunos de graduação ou graduados em cursos na área de Computação e Engenharia.
Pré-requisito:
Conhecimentos básicos da Linguagem C
Informações e inscrições:
Local: Av. Ipiranga, 6681 Prédio 15, sala 112 | Partenon | Porto Alegre/RS CEP: 90619-900
Fone: (51) 3320.3727
Horário: Segunda a sexta-feira - 8h às 21h15min

Introdução às Metodologias Ágeis
Inscrições:
Local: Av. Ipiranga, 6681 Prédio 15, sala 112 | Partenon | Porto Alegre/RS CEP: 90619-900
Fone: (51) 3320.3727
Horário: Segunda a sexta-feira - 8h às 21h15min
Público-alvo:
Profissionais de Tecnologia da Informação envolvidos no desenvolvimento de software, buscando conhecimentos sobre metodologias ágeis, como por exemplo Gerentes de Projeto, Analistas de Negócio e de Sistemas, Arquitetos, Desenvolvedores e Testadores.
Horário das Aulas
18:30 às 22:00 hs

Exposição Acervo Cerâmico ItineranteAbertura Exposição de Arte em cerâmica produzida em parceria entre alunos da UFRGS, do Núcleo de Instauração da Cerâmica, e artistas independentes.
Data - Horário:
30/11/2010 - 09:00 às 18:00 até 31/01/2011
Local: Sala João Fahrion, 2º andar da Reitoria
Departamento de Difusão Cultural • Av. Paulo Gama, 110 • Campus Central da UFRGS • Mezanino do Salão de Atos • (51) 3308.30.34 • difusaocultural@ufrgs.br



Vestibular de Verão 2011 das Faculdades do Senac-RS ocorreu neste domingo
Na tarde de hoje (5/12) ocorreu a edição de Verão do Vestibular 2011 da Faculdade Senac-RS e da Faculdade de Tecnologia Senac-RS. Com mais de mil candidatos confirmados, as Faculdades tiveram 13% de índice de abstenção. A prova única de redação contou com os temas "O olhar"; "O que define o sucesso profissional?" e "Twitter e outras ferramentas de comunicação: é possível viver sem elas?". A lista dos classificados será divulgada nesta segunda-feira, 6 de dezembro, a partir das 8h, no site www.senacrs.com.br/vestibular.


O período de matrícula está estabelecido no calendário que consta no manual do candidato. As aulas iniciam no dia 21 de fevereiro. Entre os cursos mais procurados na Faculdade de Tecnologia Senac-RS está o já consolidado Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como também os novos cursos de Redes, RH e Moda.


Assim como nas demais edições, o valor arrecadado com as inscrições será destinado a instituições participantes do Programa Mesa Brasil do Sesc/RS. O projeto é uma rede permanente de solidariedade que atua com o objetivo de contribuir para a redução de carências alimentares e do combate ao desperdício de alimentos


Museu de Ciências Naturais
O Museu de Ciências Naturais da ULBRA (MCNU) desenvolve atividades educacionais voltadas para o ensino fundamental, médio e superior, buscando integrar de forma efetiva a Universidade, a escola e a comunidade em geral. Essa integração ocorre mediante visitas ao museu ou através do translado do material didático às escolas da comunidade. O MCNU possui acervo representativo da diversidade natural, fundamental para o aprendizado significativo sobre meio ambiente. Contribui para o aprimoramento de professores da rede de ensino público e privado, subsidiando projetos de extensão, tais como o projeto intitulado 'Estudos em Biologia utilizando a teoria evolutiva como eixo integrador'. O MCNU assume a responsabilidade, enquanto veículo de educação científica, informação e cultura, de incluir a população num processo dinâmico de aprender a aprender, de questionar a realidade, envolvendo-se em sua reconstrução. Não se trata apenas de transmitir um conhecimento acabado, mas de reconstruí-lo permanentemente. Essa é a forma de assumir-se como sujeito intelectualmente autônomo, participativo na sociedade do conhecimento.
Agende sua Visita:
mcnu@ulbra.br ou 51 3477.4000 ramal: 2350
Contato: Eduardo Coelho - Prédio 12 – Ulbra/Canoas
Dias de Visitação:
Segunda a Sexta das 8h30 às 17h30
Sábado das 8h30 às 12h
FACULDADE DOM BOSCO

Projetos em Educação: métodos e técnicas para organização de projetos pedagógicos e Feiras de Conhecimento
 
Profa. Sandra Cristina Donner
Conhecer os Métodos Científicos e sua aplicação em projetos pedagógicos.
Discutir as várias alternativas para organização e promoção de projetos em educação.
Promover a reflexão sobre a importância destes através do conhecimento dos teóricos.
Estimular a criatividade dos educadores. #20/10 (4ª-feira), das 8:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30
#10/11 (4ª-feira), das 8:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30
CH: 16 horas - R$ 200,00
Alunos FDB R$ 100,00

Dicção, desinibição e oratória
 
Prof.ª Fabíola Leonardi Damin
Mostrar a importância da boa oratória,  com métodos e técnicas, assim como lidar com o medo de falar em público, ordenar idéias com objetividade clareza e boa dicção. Mostrar instrumentos necessários no momento de enfrentar uma platéia,  transmitindo idéias com eficácia, segurança e poder de convencimento.
8,9,10,11 e 12 de Novembro, das  17h às 19h
#CH: 10 horas - R$ 140,00
#Alunos FDB - R$ 70,00

Curso de inglês  módulo I


Profa. Åsa Heuser / Profa. Simone Foques
Trabalhar de forma objetiva a Língua Inglesa onde o aluno compreenda e se faça compreender em outro idioma. Escrever de forma correta, falar e ler livros e produzir artigos. #R$ 450,00 #Alunos FDB R$ 312,00
Formas de pagamento: no departamento de Extensão - Matrículas abertas - Início março / 2011

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre – Depto Extensão e Pós-Graduação -  Silvana Aresso

www.faculdadedombosco.edu.br -  Fone: (51) 3361-6700 ramal 231 -  pos.faculdade@dombosco.net
Grupo Educacional UNINTER - FATEC e FACINTER Internacional

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR ATÉ 26 DE NOVEMBRO
Cursos Superiores em 2 anos, Aulas Presenciais ao vivo via Satélite 1 vez por semana em Porto Alegre/Centro ou Novo Hamburgo/Centro, Em média de 30 livros gratuitos e mensalidades a partir de R$ 220,00. Cursos Superiores em Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão da Produção  Industrial, Processos  Gerenciais, Gestão Financeira, Gestão Pública, Secretariado, Logística, Marketing, Pedagogia, eleitos em 1º Lugar em qualidade pela ABE-EAD – Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância. Informações: www.ceducs.com.br - CEDUCS I Centro de Educação Superior - Porto Alegre: (51) 3221.0055 - Novo Hamburgo: (51) 3066.5050
GRUPO UNINTER 0800.702.0500
Seleção bolsistas Difusão Cultural

O Departamento de Difusão Cultural da Ufrgs seleciona bolsistas para acompanhamento dos projetos culturais.

Data - Horário: 18/10/2010 03/11/2010
Local: Mezanino Salão de Atos da Ufrgs
Informações: Departamento de Difusão Cultural • Av. Paulo Gama, 110 • Campus Central da UFRGS • Mezanino do Salão de Atos • (51) 3308.30.34 • difusaocultural@ufrgs.br

Show Rádio Rock

Data - Horário: 09/11/2010 - 12:30
Local: Praça Central do Campus do Vale da Ufrgs
Informações: Departamento de Difusão Cultural • Av. Paulo Gama, 110 • Campus Central da UFRGS • Mezanino do Salão de Atos • (51) 3308.30.34 • difusaocultural@ufrgs.br

Experimento Nelson 3. 

Boca - corte 1
Data - Horário: 20/10/2010 - 12:30 e 19:30 • 27/10/2010 - 12:30 e 19:30
Local: Sala ALZIRO AZEVEDO (Av. Salgado Filho, 340 - Centro).
Informações: Departamento de Difusão Cultural • Av. Paulo Gama, 110 • Campus Central da UFRGS • Mezanino do Salão de Atos • (51) 3308.30.34 • difusaocultural@ufrgs.br

TNT – Uma comédia explosiva

Data - Horário: 03/11/2010 - 12:30 e 19:30 • 10/11/2010 - 12:30 e 19:30 • 17/11/2010 - 12:30 e 19:30 • 24/11/2010 - 12:30 e 19:30
Local: Sala ALZIRO AZEVEDO (Av. Salgado Filho, 340 - Centro).
Informações: Departamento de Difusão Cultural • Av. Paulo Gama, 110 • Campus Central da UFRGS • Mezanino do Salão de Atos • (51) 3308.30.34 • difusaocultural@ufrgs.br

Encontro debate perspectivas e controvérsias da genética forense

No ano em que o País oficializa um convênio para a criação do primeiro banco nacional de perfis genéticos para fins criminais, a PUCRS reúne importantes pesquisadores que debaterão o tema no 1º Encontro Internacional do Instituto de Bioética: "A genética forense: perspectivas e controvérsias". O evento será nas próximas quarta e quinta-feira, dias 20 e 21 de outubro.
Interessados em participar podem realizar a inscrição na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou no site www.pucrs.br/eventos/bioetica. A promoção é do Instituto de Bioética, com apoio da Divisão de Genética Forense do Laboratório de Genética Humana e Molecular e Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais. Detalhes pelo telefone (51) 3320-3679. O evento será no auditório do prédio 11 da Pucrs.

III Conferência Latino Americana e Caribenha Sobre Abordagens das Capacitações e Desenvolvimento Humano

Duração: 11/11/2010 - 12/11/2010
Carga horária: 20 horas/aula
Quinta e sexta-feira: 8h30min às 20h30min
Local: auditório térreo - prédio 50 e salas / Pucrs
Informações e inscrições:
Local: Prédio 40 - Sala 201
Horário: Segunda a sexta-feira - 08h às 12 - 13h30min às 19h
Investimento: Alunos e Diplomados PUCRS: R$ 40,00
Estudantes de outras IES: R$ 50,00
Público Geral: R$ 150,00
Público-alvo:
Pesquisadores e alunos de pós-graduação dos países da America Latina e Caribe.

4º Torneio Empreendedor

Duração: 19/11/2010
Carga horária: 02 horas/aula
Sexta-feira: 19h às 21h
Local: auditório - prédio 32 Pucrs
Inscrições até 17/09/2010
Informações e inscrições:
Pelo site do evento:
http://www.pucrs.br/eventos/torneioempreendedor/
Investimento: Isento

III Encontro Científico de Fisioterapia do HSL e da FAENFI

Duração: 22/10/2010 - 23/10/2010
Carga horária: 07 horas/aula
Sexta-feira: 19h às 22h
Sábado: 8h às 12h
Local: Centro de Reabilitação – Pucts
Informações e inscrições:
Local: Prédio 40 - Sala 201
Horário: Segunda a sexta-feira - 08h às 12 - 13h30min às 19h
Investimento: Alunos e diplomados PUCRS: R$ 15,00
Estudantes de outras IES: R$ 20,00
Profissionais: R$ 35,00
Público-alvo: Profissionais de Fisioterapia e área da saúde, acadêmicos do curso de fisioterapia e das outras IES e também outros profissionais da área da saúde que possam se beneficiar com o tema.

30° Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química - 30° EDEQ

Duração: 28/10/2010 - 29/10/2010
Carga horária: 20 horas/aula (40 horas/aula para os participantes dos Pré-encontros)
Quinta a Sexta-feira: 08h30min às 20h
Local: Teatro - prédio 40 e salas da Pucts
Informações e inscrições:
Local: Prédio 40 - Sala 201
Horário: Segunda a sexta-feira - 8h às 12h - 13h30min às 19h
Investimento:
Estudantes:
21/09/2010 - 28/10/2010: R$ 100,00
Professores Ensino Superior:
21/09/2010 - 28/10/2010: R$ 110,00
Público-alvo: Professores e licenciados de Química e de Ciências da Educação Básica e do Ensino Superior e demais interessados.

Fórum do Conhecimento Unisinos

O Fórum do Conhecimento pressupõe-se a promover discussões e despertar o interesse de profissionais e acadêmicos para várias temáticas relacionadas à Gestão do Conhecimento, sendo abordadas por profissionais reconhecidos e estudiosos na área.
Público-alvo:
Profissionais e acadêmicos de todas as áreas, principalmente das áreas de Administração e Engenharia.
Local: Sala 5B201 – Ciências Econômicas e Administrativas
Av Unisinos, 950 – São Leopoldo
Realização: de 28/4/2010 a 10/11/2010
Horário: Quartas-feiras, das 19h às 20h
Carga Horária: 8 horas
Promoção:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Unidade Acadêmica Educação Continuada
Gerência de Cursos de Extensão
SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento

Faculdades Senac-RS realizam minicursos gratuitos de atualização profissional


Evento é aberto ao público e acontece a partir do dia 20 de outubro.
As inscrições serão feitas nas Faculdades, mediante a doação espontânea de 1kg de alimento não perecível.
Faculdade de Administração Senac-RS
Curso: Desconstruindo o Conceito de Liderança - Dias: 21/10; 28/10 e 04/11 - Horário: 18h
Objetivo: Aprofundar o conceito de liderança de maneira clara e prática, para que o estudante possa utilizar-se deste nos seus processos de gestão e auto-gestão.
Tempo de duração: 3 horas (divididos em três encontros de 1h cada)
Taxa de inscrição: 1kg de alimento não perecível
Curso: Gerenciamento de Conflitos - Dias: 18/11; 25/11 e 02/12 - Horário: 18h
Objetivo: Minimizar os possíveis danos físicos e mentais proveniente do estresse causado na resolução de conflitos no ambiente de trabalho.
Tempo de duração: 3 horas (divididos em três encontros de 1h cada)
Taxa de inscrição: 1kg de alimento não perecível
Faculdade de Tecnologia Senac-RS
Curso: Desconstruindo o Conceito de Liderança - Dias: 20/10; 27/10 e 03/11 - Horário: 18h
Objetivo: Aprofundar o conceito de liderança de maneira clara e prática, para que o estudante possa utilizar-se deste nos seus processos de gestão e auto-gestão.
Tempo de duração: 3 horas (divididos em três encontros de 1h cada)
Taxa de inscrição: 1kg de alimento não perecível
Curso: Gerenciamento de Conflitos
Dias: 17/11; 24/11 e 01/12 -  Horário: 18h
Objetivo: Minimizar os possíveis danos físicos e mentais proveniente do estresse causado na resolução de conflitos no ambiente de trabalho.
Tempo de duração: 3 horas (divididos em três encontros de 1h cada)
Taxa de inscrição: 1kg de alimento não perecível
Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails fatec_poa@senacrs.com.br e faculdadesenac@senacrs.com.br ou através dos telefones (51) 3022-1044 e 3212-4444.

MUSEUS: 1. Uma aula de história sem pagar nada
  


O leitor poderá somar entretenimento e conhecimento com uma visita ao Museu do Comando Militar do Sul no Centro de Porto Alegre. O Museu Militar dispõe de um acervo de grande valor histórico, apresentado através de salas para exposições temáticas temporárias que abordam a História do Exército Brasileiro, formado por carros de combate, viaturas, canhões, uniformes, equipamentos, condecorações e honrarias, fotografias e documentos.O acervo é composto de 4000 peças divididas em uniformes, fotografias, medalhas, armas leves e pesadas, viaturas hipomóveis e motorizadas. São peças que remontam ao período colonial chegando aos nossos dias.
Onde:
Rua dos Andradas, 660.
Horário: 9h às 17h (de terça a quinta-feira); 13h30 às 17h (de sexta-feira a domingo)

2. Exposição, Música, Ciência e Tecnologia - Museu da Ufrgs - Campus Central
Informações: www.museu.ufrgs.br - Visitação até 22 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 18h - Entrada Franca
MURAL

Exposição Arte Contemporânea no Instituto de Artes
Das 19h às 20h30min
Pinacoteca Barão de Santo Ângelo - Instituto de Artes da UFRGS
Rua Senhor dos Passos, 248 - 1° andar.
Data - Horário:
08/09/2010 - 19:00h
14/10/2010 - 18:00h
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo - Instituto de Artes - UFRGS

A História Vai ao Cinema com Aplicação
Contemporânea IV
Serão 13 encontros com exibição de filmes que envolvem temas históricos, complementados por meio de palestras, debates e textos. Os encontros têm como objetivo proporcionar uma leitura desses eventos através do cinema, contar com a exibição de filmes menos comerciais para que o público dialogue com outras estruturas de narrativas cinematográficas. O curso será entre 01/09/2010 e 01/12/2010, sempre às quartas-feiras às 16 horas. Será cobrado um valor de R$2,00 por filme ou R$ 30,00 por toda a atividade. Os participantes com 80% de frequência terão direito a certificado de extensão universitária de 60 horas.
local: Sala Redenção
Cinema Universitário
Campus Saúde - Ufrgs

Envelhecimento em cena: cinedebate
O Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - PROREXT/UFRGS propõe aos idosos e acadêmicos momentos de reflexão sobre a heterogeneidade do envelhecimento, a partir da discussão das histórias vividas pelos personagens dos filmes. O ciclo ocorre na segunda sexta-feira útil de cada mês (de abril a novembro).
período: 09 de abril a 12 de novembro de 2010
local: Sala Redenção
Cinema Universitário - Campus Saúde

Vale Doze e Trinta - 2010
O Vale Doze e Trinta propõe a ampliação das suas ações culturais no Campus do Vale. A dinâmica do projeto será semelhante ao do ano anterior: o lançamento de edital para a inscrição de bandas de alunos, técnicos-administrativos e professores. As apresentações acontecem uma vez ao mês, entre março e novembro, no Campus do Vale, ao meio-dia e trinta.
No mês de outubro, o projeto oferecerá uma programação especial em comemoração ao Dia do Servidor.
período: Março a dezembro de 2010
horário: 12:30
local: Pç. Central do Campus do Vale
Informações:
www.vale12e30.blogspot.com

Fronteiras 2010: Para Compreender o Século XXI
O Fronteiras do Pensamento pretende ser para os universitários um espaço onde confrontar seu pensamento e seus interrogantes com as descobertas da ciência nas mais diversas áreas e as práticas artísticas em sua multiplicidade estética. Será um espaço em que os jovens conheçam diretamente e interroguem muitos dos autores que estudam nas suas faculdades e dos artistas que assistem ou analisam suas obras.
período: de maio a dezembro 2010
horário: 19h30min
local: Salão de Atos da UFRGS

Participe do 4º Torneio Empreendedor
Estão abertas as inscrições para o 4º Torneio Empreendedor. Promovida pelo Núcleo Empreendedor da PUCRS, a atividade é direcionada aos alunos de graduação e pós-graduação que, em equipes de dois a quatro integrantes, deverão elaborar um plano de negócios. O Torneio será desenvolvido em diversas fases, incluindo um curso básico de orientação sobre como elaborar um plano.
Serão premiados os três melhores projetos, onde a equipe vencedora receberá R$ 16 mil em bolsas de estudo (abatimento nas mensalidades dos seus respectivos cursos), participação no programa de pré-incubação da Incubadora Raiar e bolsa do Seminário Empretec. O grupo que desenvolver um plano de negócios vinculado a uma iniciativa inovadora e sustentável, que beneficie grupos sociais, comunidades ou organizações gaúchas, também concorre ao Prêmio Empreendedorismo Social.
As inscrições são gratuitas e foram prorrogadas até o dia 17 de setembro. Podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou no site:
www.pucrs.br/eventos/torneioempreendedor.
Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3680.

Inscrições abertas para o Projeto Rondon Nacional / Operação Norte-Nordeste 2011
Até o dia 21 de setembro, estão abertas as inscrições para "Projeto Rondon Nacional / Operação Norte-Nordeste 2011". Os participantes realizarão atividades voluntárias em diferentes regiões brasileiras, com a intenção de reduzir as desigualdades sociais e regionais do País. Nesta edição, as áreas de atuação serão os estados do Pará, Tocantins, Sergipe e Rio Grande do Norte.
O Projeto Rondon é um programa do governo federal, vinculado a Coordenadoria do Desenvolvimento Social da PUCRS (Codes) e realizado pelo Núcleo de Extensão Comunitária da Universidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site:
www.pucrs.br/projetorondon/inscricoes.
Quem se inscrever precisa participar de uma reunião que apresentará o projeto e esclarecerá dúvidas sobre o desenvolvimento e cronograma do processo, bem como as cidades onde será realizado. O encontro ocorre no dia 21 de setembro, às 20h, no auditório térreo do prédio 50, no Campus da Instituição. Informações adicionais pelos telefones (51) 3353-8383, (51) 3353-4065 ou pelo e-mail edgaree@pucrs.br.

Curso de extensão aborda insetos aquáticos
A atividade tem como objetivo conhecer e identificar a fauna de insetos aquáticos que habitam os ambientes lóticos e lênticos, bem como estabelecer uma relação, com base na fauna, da qualidade das águas e do ambiente. O curso é destinado a acadêmicos de graduação em Biologia e profissionais da área.
O curso de extensão Técnicas de Coleta e Identificação de Insetos Aquáticos será realizado nos dias 23 e 30 de outubro e 06 de novembro, das 8h30 às 16h, no laboratório 304 do Prédio 19 do campus Canoas. O curso tem duração de 18 horas/aula e o investimento é de R$ 50,00. As vagas são limitadas. Informações e inscrições através do telefone (51) 3477.9103 ou pelo e-mail extensaoecultura@ulbra.br .

IPA recebe inscrições para 5º Salão de Iniciação Científica e Extensão até 30 de setembro
É hora de premiar o conhecimento. Até o dia 30 de setembro estão abertas as inscrições para o 5º Salão de Iniciação Científica e Extensão (SICE) do Centro Universitário Metodista, do IPA. O evento, que tem o objetivo de criar um espaço privilegiado de divulgação e discussão de práticas de pesquisa, acontece de 09 a 12 de novembro, na Unidade Central (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80).
A taxa de inscrição é gratuita para acadêmicos(as) da Rede Metodista de Educação do Sul. Para estudantes de outras instituições o valor é de R$ 25,00. O pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado em qualquer agência bancária, até a data de vencimento, através de boleto gerado eletronicamente após o preenchimento da ficha de inscrição.
Informações:
www.metodistadosul.edu.br

IPA oferece cursos de extensão em Educação, Comunicação, Informática e Saúde
Quem tem interesse em aprimorar seus conhecimentos deve ficar atento(a) aos Cursos de Extensão oferecidos pelo Centro Universitário Metodista, do IPA:
# Powerpoint 2007 (EAD)
Período do Curso: 02.10 a 01.11
Inscrições: até 25.09
# Ensino de língua estrangeira para crianças: princípios e práticas
Período do Curso: 02.10 à 20.11 (aulas aos sábados)
Inscrições: até 02.10
# Oficina de radiojornalismo
Período do Curso: 06 e 13.11
Inscrições: até 06.11
Outras informações sobre as atividades de extensão, acesse o site:
http://www.metodistadosul.edu.br/extensao/.

ESTÁGIOS

ABRH Porto Alegre
Rua dos Andradas, 1234
conj 1802 18° Andar
Atendimento: Segunda à sexta das 08h às 17h30 - Rua dos Andradas nº 1234, cj. 1802 e 1901
CEP 90020-008,
Porto Alegre/RS
(51) 3254.8200
Estágios em todas as áreas
www.abrhrs.com.br

Conesul Porto Alegre
Av. Cel. Aparício Borges, 2664 - Bairro Glória
Fone / Fax (51) 33205.205
Estágios em todas as áreas
www.conesulweb.dns2.com.br

CIEE Porto Alegre
Rua Dom Pedro II, 861
Bairro: Higienópolis
Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3284.7000
3363.1000
Fax: (51) 3284.7100
Estágios em todas as áreas
www.ciee-rs.org.br

EXPOSIÇÕES

1. Uma exposição reúne reproduções de telas de Guido Mondin retratando a “Saga Farroupilha". A mostra fica aberta ao público de 13 a 30 de setembro, das 8h30 às 18h30, junto ao plenário do Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1.029). A atividade integra a programação da Semana Farroupilha. ENTRADA FRANCA.

2. A montagem e o cinema Russo
período: 01 a 30 de setembro
local: Sala Redenção
Cinema Universitário
Ufrgs - Campus da Educação