sábado, 7 de julho de 2012

Duo Mignone Dietrich em recital de piano com entrada franca


O projeto cultural Duo Mignone Dietrich, que percorre sete capitais brasileiras, tem apresentação marcada em Porto Alegre dia 17 de julho (terça-feira), às 21h, no Theatro São Pedro. Trata-se de um recital de dois pianos, com Maria Josephina Mignone (PA) e Alexandre Dietrich (SC), que executam obras escritas exclusivamente para dois pianos (ou arranjos para dois pianos) de autoria de Francisco Mignone (1897-1986), compositor brasileiro de renome internacional. A entrada é franca.

Este projeto oportuniza ao público apreciar o encontro de uma musicista experiente com a nova geração de pianista: Maria Josephina (viúva de Mignone), que tem divulgado a obra do multifacetado compositor pelo mundo, com o pianista Alexandre Dietrich (segundo primo da atriz de cinema, mundialmente conhecida, Marlene Dietrich), um dos mais atuantes artistas no cenário catarinense.

Sobre Francisco Mignone:

Nasceu na Itália e mudou-se para o Brasil com a família. Importante compositor nacionalista, admitiu o uso de qualquer processo de composição que lhe conferisse liberdade ao escrever a música. Sua obra musical inclui numerosas canções, obras para piano, óperas, um balé e outras de cunho nacionalista. Seus trabalhos mais importantes são as valsas de esquina, com um total de 12 valsas compostas originalmente para piano solo ou dois pianos.

Maria Josephina Mignone:
Iniciou os estudos musicais no Conservatório Carlos Gomes, em Belém do Pará, com aperfeiçoamento no Rio de Janeiro, com Magdalena Tagliaferro e Arnaldo Estrela. Intérprete absoluta das obras de Francisco Mignone (e sua principal divulgadora), também atuou ao lado do compositor em duo pianístico como solista em suas obras para piano e orquestra. Gravou oito long plays com músicas de Mignone. O disco editado pela Eldorado (1982) foi considerado com um dos dez melhores do ano. Foi solista das 4 Fantasias brasileiras de Mignone com as melhores orquestras brasileiras sob regência do compositor. Em 1987, lançou dois discos com suas últimas obras, Dezessete Choros e Vinte e quatro valsas brasileiras. Atualmente, faz apresentações pelo Brasil, divulgando e tocando a obra do compositor, além da Europa e Japão.

Alexandre Dietrich:

Começou os estudos musicais aos dez anos com Margaret Dhein. Bacharel em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina, orientado por Paulo Rogério Faria (RJ) e Maria B. Póvoas (SC). Com atuante carreira de pianista (solista ou camerista), apresentou-se em diversas Capitais brasileiras. Em 2003 teve estréia internacional, a convite da renomada pianista Cristina Ortiz, no Atelier Pianístico (Bordeaux/França).

Em 2007 realizou turnê de piano solo na Europa (Paris, Lisboa e Bruxelas). No ano seguinte, gravou este recital na Rádio MEC (RJ) e percorreu o sul do país acompanhado do tenor Fernando De Carli, em Canções pelo Sul do Pais. Em 2009 seguiu com o tenor em apresentações nos EUA, além da série de recitais didáticos de canto e piano na rede de ensino da Capital catarinense. Em 2010, retornou aos EUA, a convite da University of Georgia, em intercâmbio do curso de Music Performance, com o pianista Dr. Eugeniv Rivkin. Neste período, participou como artista convidado no Brazilian Festival, da University of New Orleansde. E, no mesmo ano, apresentou-se em piano solo na Universidade da Califórnia em Los Angeles, a convite da universidade e do Consulado Brasileiro nos EUA. 

PROGRAMA DO RECITAL
Ernesto Nazareth
Brejeiro
Turbilhão de beijos
Odeon
Coração que sente
Sarambeque
 Apanhei-te cavaquinho
Zequinha de Abreu
Os pintinhos no terreiro
Branca
Tico-Tico no Fubá
Francisco Mignone
Sai-Sai
Valsa de Esquina nº 2
Congada
Serenada Humorística

DUO MIGNONE DIETRICHDia 17 de julho (terça-feira), às 21h
Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº)
Centro Histórico de Porto Alegre
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário