terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CEEE distribui 10 mil geladeiras para consumidores de baixa renda

Os clientes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), na Região Metropolitana de Porto Alegre, que fazem parte de programas sociais do Governo Federal podem, a partir desta segunda-feira (21), tirar dúvidas sobre a substituição gratuita de geladeiras. Os atendentes das agências, postos e escritórios possuem a lista dos beneficiados e o nome de quem já deu retorno à Companhia, bem como daqueles que ainda não manifestaram interesse em fazer a troca do equipamento. A iniciativa prevê a substituição de 10 mil peças com mais de três anos por geladeiras novas, que são mais eficientes.

As cartas-resposta já foram enviadas aos 16 mil clientes da CEEE em Porto Alegre, Alvorada, Guaíba, Barra do Ribeiro, São Jerônimo, Charqueadas, Butiá, Arroio dos Ratos, Eldorado do Sul, Minas do Leão, Viamão, Mariana Pimentel e Pantano Grande que têm Número de Inscrição Social (NIS). Os nomes constam no cadastro da Empresa e estão em dia com o pagamento da conta de energia elétrica. Também serão doadas quatro lâmpadas fluorescentes compactas de 20W, para substituírem as incandescentes (que são menos eficientes e consomem mais e serão retiradas pela CEEE), e uma tomada em novo padrão para instalar a geladeira.

Os investimentos em eficiência energética são uma exigência legal da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o projeto de substituição de geladeiras faz parte dessas determinações. A empresa que não cumprir fica sujeita a multas expressivas, que variam conforme critério da própria Aneel. Nesta primeira etapa de execução, serão aplicados recursos da ordem de R$ 11 milhões e a prestação do serviço, feita por uma empresa licitada, que deverá entregar a geladeira nova, retirar e descartar adequadamente a antiga. A instalação dos equipamentos é de responsabilidade do proprietário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário