terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pesquisa em Porto Alegre

Desemprego anual é o menor desde 1993

A taxa de desemprego anual em Porto Alegre atingiu em 2010 o menor percentual desde 1993: 7,7%, a menor taxa anual de toda a série da Pesquisa de Emprego e Desemprego no município (PED-POA). O declínio do desemprego se deve à combinação entre crescimento da ocupação (12 mil pessoas) e diminuição no número de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho (4 mil pessoas). O contingente de desempregados declinou em 16 mil indivíduos e passou a ser estimado em 58 mil pessoas no último ano.
Os dados foram apresentados nesta segunda-feira, 21, pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria da Produção, Indústria, e Comércio (Smic), e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – Dieese.  De acordo com a pesquisa, os últimos cinco meses de 2010 tiveram as taxas mais baixas da série histórica, iniciada em junho de 1992. Dentre as dez menores taxas de desemprego, sete ocorreram em 2010.
Segundo o titular da Smic, Valter Nagelstein, ao mesmo tempo em que se comemora a menor taxa de desemprego da história, se lamenta a falta de qualificação profissional. “A Smic tem buscado, em parceria com a Comissão Municipal do Emprego, definir estratégias para qualificar a mão-de-obra local, destinando os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para áreas de maior oferta de emprego”, destaca.
A PED-POA é realizada através de convênio firmado pela prefeitura, Dieese, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Fundação de Economia e Estatística (FEE) e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
Os dados completos da pesquisa podem ser acessados na página do Observatório da Cidade de Porto Alegre (Observa POA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário