segunda-feira, 14 de março de 2011

Linha da Pequena Empresa será lançada nesta terça-feira

A  prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e da Companhia Carris Porto-Alegrense, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), lançará nesta terça-feira, 15, a Linha da Pequena Empresa. A iniciativa inédita percorrerá, a partir de abril, 37 bairros da Capital, levando o empreendedorismo para onde o cliente estiver. A solenidade de lançamento acontecerá às 10h, no Largo Glênio Peres, e contará com a presença do prefeito José Fortunati, do secretário da Smic, Valter Nagelstein e demais autoridades.
O projeto é uma forma de expandir o atendimento da Smic e do Sebrae/RS. Escolhidos com base no número de habitantes, os locais representam 75% da população de Porto Alegre. Portanto, o espectro é bem significativo para os objetivos traçados pelos idealizadores. A pequena empresa é a maior empregadora do país e, no conjunto, a verdadeira força motriz da economia nacional, mas ainda sofre com a escassez de crédito, a burocracia e as dificuldades naturais do mercado. Por isso, a importância de se criar condições para a formalização do empreendedor, bem como trabalhar para a sua sobrevivência e crescimento. Acredito na parceria dos governos com o Sebrae, porque cabe a nós, juntos, criarmos o meio ambiente favorável ao nascimento e sucesso das pequenas empresas”, analisa Nagelstein.
O ônibus terá um técnico de cada entidade à disposição do público, com os seguintes serviços: orientação sobre gestão empresarial, formalização de pequenos negócios, microcrédito, alvarás e licenças municipais, além de pequenas assessorias em grupos e a possibilidade de concretizar, no local, a formalização como Empreendedor Individual (EI). Em determinada área do veículo serão exibidos vídeos de interesse do empreendedor, como o de Boas Práticas de Fabricação.
O atendimento nos ônibus será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Começa no dia 4 de abril, no bairro Sarandi, mas até o final do ano os empresários e candidatos a empresários podem procurar o serviço, pois a cobertura de áreas da Capital será bem ampla. Uma das metas desse trabalho é aumentar o número de Empreendedores Individuais, chegando a 103.500 até o final de 2011 no Estado. Existe a possibilidade de a Linha da Pequena Empresa ser prorrogada por mais um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário