quinta-feira, 9 de junho de 2011

Alcy Cheuiche é o patrono da Semana Farroupilha 2011


A Comissão Estadual dos Festejos da Semana Farroupilha, na qual faz parte a Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) - instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura - anunciou nesta quarta-feira (08/06) o nome do escritor e professor universitário Alcy Cheuiche como patrono da edição deste ano, que acontece de 13 a 20  de setembro em diversos municípios do estado.

O homenageado deverá participar de uma série de atividades dos festejos, como o acendimento da Chama Crioula, em Taquara e em Porto Alegre, além dos desfiles de 19 e 20 de setembro.

Natural de Pelotas, o autor de 70 anos tem obras traduzidas para o espanhol, francês e alemão. Segundo os críticos que analisaram a sua obra, é no romance histórico que encontrou seu verdadeiro caminho na literatura brasileira. Entre os livros mais conhecidos estão Sepé Tiaraju, Romance dos Sete Povos das Missões, Lord Baccarat e A Mulher do Espelho, O Gato e a Revolução  e O Mestiço de São Borja, Ana Sem Terra, Nos céus de Paris - Romance da vida de Santos Dumont, Jabal Lubnàn e  As aventuras de um mascate libanês.

Alcy Cheuiche foi vencedor de duas edições do Prêmio Açorianos, ganhou diversos prêmios pelo País e mundo. Também foi homenageado através da  Medalha Mérito Santos Dumont, Medalha Simões Lopes Neto, Medalha Oswaldo Aranha. Entre outras entidades culturais a que pertence, é membro vitalício da Academia Rio-Grandense de Letras e sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário