quinta-feira, 30 de junho de 2011

Day Trade abre espaço para ganhos em curto prazo

Operação é recomendada para investidores com mais experiência e conhecimentos financeiros

Com a Bolsa "andando de lado", ou seja, em um período sem valorizações expressivas ou grandes ofertas de ações, as movimentações dos investidores chamados traders, que especulam com a oscilação de preços do mercado durante o dia, retomam o fôlego. Na Magnum Investimentos, a participação dos traders entre o total de clientes pulou de 2%, em 2007, para 10% atualmente.

De acordo com Geraldo Vargas, diretor de operações da Magnum Investimentos, a operação consiste na compra e venda de um mesmo ativo – ações, derivativos, commodities ou moedas – no mesmo dia, pelo mesmo investidor. "Uma das vantagens das operações de Day Trade é que ela permite a alavancagem financeira e a escolha estratégica do mercado intraday", explica.

Segundo Vargas, o que propiciou o crescimento desse tipo de investimento no Brasil foi tanto o aumento do número de investidores no mercado, propiciando maior volume de negócios e conseqüente liquidez, quanto a disponibilidade de ferramentas como o home-broker, os robot-traders e a assessoria dada aos clientes, bem como as ações de educação financeira realizadas na medida em que os investidores ficam mais qualificados. Os volumes operados podem variar de R$ 100,00 a R$ 2 milhões por dia por um único investidor, com ganhos registrados, em média, de 1,5% a 4% diariamente. "Mas isso, claro, depende da volatilidade do mercado e, principalmente, das ações a serem escolhidas para operar".
Vargas aponta que, apesar dos riscos nesse tipo de operação serem menos, é preciso ser bastante experiente com investimentos, ter um bom método de negociação e ser muito disciplinado. Outras dicas para o Day Trade são:

- Testar mais de uma estratégia e escolher a que mais se encaixa no perfil do investidor;
- Ter muita disciplina e paciência em sua execução; Utilizar sempre o artifício do "stop";
- Deixar a intuição de lado e ter motivos técnicos e justificativas racionais para comprar algum papel;
- Não comprometer mais do que 2% do capital em uma única operação;
- Não acreditar que vai ficar rico do dia para a noite; "devagar e sempre é o lema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário