quarta-feira, 13 de julho de 2011

Lançamento do livro “Olho de Vidro”, de Márcia Tiburi


A autora analisa o veloz e fragmentado universo televisivo em sua mais recente obra que discute as relações entre pensamento reflexivo e imagem.  
 
Márcia Tiburi lança dia 2 de agosto, em Porto Alegre, o livro Olho de Vidro, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, às 19h, com entrada franca. No local haverá um bate-papo com os jornalistas Tânia carvalho e Tatata Pimentel, que comentarão a mais recente obra da filósofa gaúcha. Com a autoridade de quem conhece o fascínio da televisão por dentro e por fora, Márcia une, de forma brilhante, dois assuntos que num primeiro olhar nos parecem díspares: filosofia e televisão. Dividido em três partes, Olho, Tela e Distância — cada capítulo aborda uma característica do fenômeno televisivo como prática estética. O final, um glossário de termos ópticos, o Opticário, com uma reflexão lúdica sobre o que está intrinsecamente envolvido nos atos que caracterizam uma sociedade visual.

Neta da fotografia, filha do cinema e do rádio, a televisão é, no sistema de administração do sensível, um mecanismo poderoso e até mesmo lógico que comanda o mundo da experiência visual. Como olho eviscerado, a televisão faz parte da história evolutiva da visão, um mecanismo que nasceu no tempo da imagem técnica e assim como a pintura e o cinema, tem um posicionamento autoconsciente dos recursos visuais, de expressão e precisa ser interpretada do ponto de vista da história da visão.

Filósofa e escritora, Marcia Tiburi mais numa vez inova ao analisar as relações entre pensamento reflexivo e imagem, a partir da oposição entre filosofia e televisão. A obra vai além de dissecar a problematização do ser visual. Ela aborda a formação da subjetividade do telespectador em tempos de aniquilação da figura livre e reflexiva do sujeito. Mais que uma crítica do televisual, é a reivindicação de uma política equilibrada entre lucidez e sensibilidade. Um trabalho além da teoria, em sintonia com os que estudam, fazem e assistem televisão. “A intenção de mostrar o que é o olhar biopoliticamente controlado não é apenas teórico, mas sinal de um comportamento ético da teoria”, argumenta Márcia.

Sobre a autora:

Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela UFRGS. É professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie, editora da revista TRAMA Interdisciplinar e colunista da revista Cult. Autora de diversos livros de filosofia e de literatura, entre eles Filosofia em comum (Record, 2008), Filosofia brincante (Record, 2010) e Diálogo/Desenho (SENAC, 2010), dos romances Magnólia, A mulher de costas e O manto (Record, 2009). Este ensaio, Olho de vidro – A televisão e o estado de exceção da imagem, é fruto de alguns anos de participação da prática em televisão e da necessidade de pensar este sério aparelho cultural brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário