sábado, 30 de julho de 2011

Paraíba cria programa que obriga universitários a dar aulas para adultos

Alunos de licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba terão de lecionar. Objetivo é diminuir analfabetismo, segundo Secretaria da Educação.

Alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) terão de dar aulas a turmas de alfabetização em escolas públicas do estado a partir de 2012. O programa obrigatório é uma parceria da instituição de ensino superior com o governo estadual e pretende diminuir o índice de analfabetismo na Paraíba, que é de 20% entre pessoas de 10 anos ou mais, segundo o IBGE. No país, a taxa é de 9%.
saiba mais

País tem 14,6 milhões de analfabetos, aponta CensoA atuação dos universitários nas escolas fará parte de uma das disciplinas das licenciaturas a partir do quarto semestre, de acordo com o pró-reitor de planejamento, Antonio Rangel Júnior. A UEPB tem cerca de oito mil alunos em 24 cursos de licenciatura. Além deles, estudantes de bacharelados também poderão participar do programa se quiserem, segundo Rangel Júnior. A universidade tem 18 mil alunos no total.

O estado tem hoje 80 mil alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas estaduais. No EJA, jovens e adultos podem fazer o ensino fundamental e médio em ciclos. Além disso, tem cerca de 40 mil pessoas em programas de alfabetização, segundo o secretário da Educação da Paraíba, Afonso Celso Caldeira Scocuglia. “Esperamos alfabetizar outras cem mil pessoas a cada ano com o programa”, disse Scocuglia. De acordo com o secretário, cada estudante deverá receber bolsa de R$ 300 a R$ 400.

Questionado sobre se haverá demanda de adultos interessados em participar das aulas de alfabetização, Scocuglia disse que haverá uma campanha de mobilização pela mídia. "Vamos mostrar que se estudarem, irão melhorar no trabalho, no negócio, no mundo da produção", disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário