terça-feira, 19 de julho de 2011

Porto Alegre: Prefeitura inicia implementação de Processos Eletrônicos


Foto: Divulgação/PMPA
Escola de Gestão Pública realiza oficinas de capacitação



Foto: Divulgação/PMPA
Processos administrativos e documentos terão tramitação eletrônica


A Prefeitura de Porto Alegre (PMPA) começa a implementar, no próximo dia primeiro de agosto, o Sistema Eletrônico de Informação (SEI/PMPA). A iniciativa vai viabilizar o trâmite eletrônico de processos administrativos e documentos. Segundo o responsável pela Coordenação da Documentação da Secretaria Municipal de Administração (CD/SMA), Márcio Vedana, trata-se de um sistema corporativo desenvolvido e utilizado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª. Região, disponibilizado à PMPA através de convênio firmado em outubro de 2010. “O convênio estabelece a transferência de tecnologia para o Executivo Municipal sem custos. Será disponibilizado o software criado e implantado pelo TRF4, com todo o suporte necessário, incluindo treinamento e capacitação dos servidores municipais”, explicou. Entre os principais benefícios, destacou a agilização na disponibilidade das informações, transparência das ações e redução de custos materiais com papel e impressão.

Concluída a instalação do sistema, será implementado o processo que dos Pedidos de Informação (PIs) originados na Câmara Municipal, juntamente com os Pedidos de Providência (PPs) que serão realizados através do FALA PORTO ALEGRE pelos gabinetes dos vereadores. Estes processos serão implantados e avaliados nos meses de agosto e setembro. Nesse primeiro processo com os vereadores, haverá um importante engajamento de todos os órgãos da PMPA e da ASSELEG/GP. Em outubro serão implantados outros pilotos, conforme escolha a ser analisada em setembro. O grupo de trabalho responsável pela implementação é integrado pela SMA, GPE,  Governança, Procempa, Dmae, Previmpa e SMF. 

Capacitação

A Escola de Gestão Pública da SMA realiza quinta-feira, 21, mais um workshop que terá a função de sensibilizar para o novo sistema. O público-alvo da iniciativa são os chefes de gabinete das secretarias e alguns gestores ligados à área de modernização administrativa. O evento vai contar com a participação da coordenadora da direção geral do TRF da 4ª. Região, Patrícia Garcia, que vai falar sobre o sistema e suas funcionalidades e uma apresentação do Grupo de Trabalho da PMPA que trata do SEI a respeito do projeto piloto. Concomitantemente, a Escola de Gestão Pública estará realizando seis oficinas de capacitação, dias 19 a 21, para os primeiros 76 usuários do SEI-PMPA, onde será apresentado e treinado os procedimentos básicos para abertura, recepção, atribuição, resposta e encaminhamento de um processo administrativo através do novo sistema, além de consultas diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário