terça-feira, 12 de julho de 2011

Prefeitura inicia implantação de containeres na capital


Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Até segunda-feira 1.100 contêineres deverão ser instalados



Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Prefeito acompanhou colocação dos containeres na Praça da Matriz


Com o objetivo de tornar a cidade mais limpa, a Prefeitura de Porto Alegre começou hoje, 12, a adotar a coleta automatizada de lixo orgânico domiciliar. Os primeiros contêineres foram implantados na Praça da Matriz, no Centro Histórico. O prefeito José Fortunati, juntamente com o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks, acompanhou a instalação dos equipamentos.

A previsão é de que os 1.100 contêineres, que abrangerão 13 bairros da cidade, estejam instalados na próxima segunda-feira, 18. Com isso, a população atendida poderá utilizar os equipamentos de imediato, durante 24h.

O prefeito falou da importância do apoio da população para o sucesso da iniciativa. Afirmou que a intenção do poder público é acompanhar o grau de aceitação e satisfação da população e se o resultado for positivo, expandir, a partir do ano que vem, para outros pontos da cidade.

Fortunati explicou que a coleta seletiva não está incluída nessa mudança. Por ser nacionalmente reconhecida como exemplo e ter características muito específicas, a coleta seletiva continuará sendo como hoje, duas vezes por semana em 100% dos bairros da cidade e fora dos conteineres. O prefeito fez um apelo para que a população continue separando o lixo reciclável, que alimentam os 17 galpões de reciclagem da cidade."Além da questão ambiental esses resíduos geram emprego e renda a centenas de famílias".

De acordo com o Moncks, nenhum contêiner ficará a mais de 100 metros de outro, de modo que ninguém precisará andar mais do que 50 metros para descartar o seu lixo orgânico. O diretor informou, ainda, que os equipamentos são antipixação e de aço galvanizado, o que impede que estes incendeiem.

Sobre a instalação: Trabalhando basicamente à noite, para atrapalhar menos o trânsito e encontrar os locais sem a ocupação de automóveis, o DMLU terá o apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para implantar os contêineres que, na sua maioria, ficarão estacionados na via pública, ocupando o espaço de um carro de médio porte. A ordem dos locais de instalação tem como ponto de partida a Usina do Gasômetro e será orientada por cada um dos dez roteiros da coleta domiciliar atual que atuam na região. Assim, a coleta domiciliar atual será desativada por setores a cada dia.

Esclarecimento à população: Durante toda esta semana, onde estiverem sendo colocados contêineres, uma equipe da Assessoria Comunitária do DMLU estará presente divulgando detalhes dos novos equipamentos, distribuindo informativos, conversando e esclarecendo a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário