sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Porto Alegre: Cidades debatem projetos de mobiliário urbano na Capital

Foto: Francielle Caetano/PMPA
Palestrantes conheceram o Centro e as intervenções para requalificação

Palestrantes conheceram o Centro e as intervenções para requalificação

Aliar o desenho à funcionalidade, o custo de implantação aos benefícios para os usuários, levando em conta as normas de acessibilidade, segurança, a paisagem da cidade, além de definir formas de gerir e fiscalizar os elementos, são desafios enfrentados pela administração das grandes cidades, que desenvolvem projetos de mobiliário urbano. Na busca do melhor projeto para Porto Alegre, a prefeitura promove nesta sexta-feira, 26, o seminário Mobiliário Urbano: do desenho à gestão - Construindo a Imagem da Cidade, no Hotel Embaixador (rua Jerônimo Coelho, 354). O prefeito José Fortunati participa da abertura do evento, às 9h.

Na programação, representantes de cidades como Barcelona (Espanha), Santiago (Chile), Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba vão falar de suas experiências em projetos de mobiliário. Barcelona desenvolve o seu há mais de 20 anos; Santiago está no processo de mudança de desenho; São Paulo, com o projeto Cidade Limpa, tirou todas as intervenções publicitárias da cidade, e o Rio busca aliar os elementos urbanos à beleza natural da cidade.

Para a urbanista Maria Luisa Aguado, chefe do Departamento de Arquitetura e Projetos Urbanos da Prefeitura de Barcelona, os problemas enfrentados pelas grandes cidades, sejam europeias ou sul-americanas, são muito semelhantes: "o mais difícil é achar a medida certa entre a gestão do poder público e o aporte da iniciativa privada em troca do espaço publicitário", explica.

São Paulo, segundo Regina Monteiro, diretora de Paisagem Urbana da São Paulo Urbanismo, tomou a decisão de acabar com a poluição visual e retirou todas as intervenções de publicidade das ruas, em detrimento dos recursos privados para a implantação ou manutenção dos equipamentos. "Foi uma decisão de governo, mas nem por isso menos polêmica, pois é ainda motivo de muita discussão", afirma.

Com cerca de 400 participantes, o evento coordenado pelo Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE) e pela Comissão de Análise e Implantação do Mobiliário Urbano (Caimu) está com as inscrições esgotadas, mas poderá ser acompanhado via Internet, ao vivo, pelo portal da prefeitura. O link da transmissão estará disponível sexta, por meio de um banner no lado direito do portal.

Palestrantes - Em sua chegada a Porto Alegre, os palestrantes do seminário tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Histórico da cidade e alguns pontos de interesse. Encantados, fotografaram elementos do mobiliário e conheceram as intervenções que estão sendo realizadas no Centro para requalificar a área. Também quiseram saber mais informações sobre o projeto do Cais Mauá e sobre os estacionamentos subterrâneos.

Nesta quinta-feira, 25, todos participam de reunião técnica com os representantes do grupo de Trabalho do Mobiliário Urbano da Capital, que será coordenada por Izabel Matte, da Comissão de Análise e Implantação do Mobiliário Urbano (Caimu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário