quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Chile, Peru, Paraguai e Brasil trocam experiências na área de saneamento rural durante Congresso da ABES


Sustentabilidade e gestão integrada foram os assuntos que dominaram o painel “Saneamento Rural Sustentável: Uma Oportunidade para o Desenvolvimento Local”

Representantes de empresas de saneamento do Chile, Peru, Paraguai e Brasil participaram hoje (28/09) de um debate sobre as alternativas existentes para que o saneamento básico chegue ao meio rural de forma economicamente viável e ecologicamente sustentável. O painel “Saneamento Rural Sustentável: Uma Oportunidade para o Desenvolvimento Local” faz parte da programação do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que ocorre na FIERGS, em Porto Alegre.

O diretor regional do Programa de Água e Saneamento para América Latina e Caribe do Banco Mundial, Glenn Pearce-Oroz, expôs a importância da gestão integrada no processo de universalização no campo.  “Implementar um modelo de gestão que integre saneamento, educação, saúde e viabilidade econômica é um caminho seguro e plenamente possível para o desenvolvimento sustentável do meio rural”.

Um dos exemplos apresentados mais elogiados pelos congressistas veio do Peru, onde governo e iniciativa privada, com apoio da Suíça, trabalharam na capacitação dos produtores rurais para a construção de cisternas, no fomento de escolas para o combate ao trabalho infantil e em cursos técnicos para as mulheres do campo. “Estamos alcançando grandes avanços, principalmente porque as crianças do campo estão aprendendo a usar os recursos de forma consciente e sustentável”, comemorou Cesarina Quintana, oficial nacional do Programa de Cooperação Suiça – COSUDE.

Também participaram do painel a coordenadora de Saneamento Rural da ABES, Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, a diretora de Assuntos Sociais e Organização Comunitária do Serviço Nacional de Saneamento Ambiental do Paraguai (SENASA), Mirian Lorena Mancuello Medina; o superintendente da Unidade de Negócios Baixo Tietê e Grande da Sabesp, Antonio Rodrigues da Grela Filho; o gerente de Saneamento Rural da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, Helder dos Santos Cortez; o chefe da Unidade de Gestão Comunitária do Ministério de Obras Públicas do Chile, Miguel Pantoja.

Sobre o Congresso


Considerado pelo setor o maior evento de saneamento da América Latina e um dos três mais importantes do mundo, o 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental vai receber mais de 5 mil pessoas na capital gaúcha, entre 25 e 29 de setembro de 2011, no Centro de Eventos da FIERGS.
Tendo como tema principal o “Saneamento Ambiental: a excelência da gestão como caminho para a universalização”, durante cinco dias, profissionais e técnicos do setor participarão de mais de 20 painéis, reuniões de diálogo setorial, mesas redondas, visitas técnicas, seminários e de um grande fórum sobre “Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário