quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Câmara de Marketing apresenta planejamento estratégico para a Copa

Câmara foi dividida em grupos de marketing, eventos e cultura
Foto: Samuel Maciel/PMPA 
Câmara foi dividida em grupos de marketing, eventos e cultura

A Câmara Temática de Marketing, Cultura e Eventos, do Comitê Organizador da Copa na Capital, reuniu-se nesta quarta-feira, 5, no auditório do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), para debater o planejamento estratégico que será adotado pelo grupo. A formatação do trabalho foi apresentada pela consultoria que está sistematizando a organização de todas as câmaras temáticas, parceria da prefeitura através de convênio junto ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).
O consultor Leonardo Leal apontou os objetivos estratégicos que deverão ser atingidos pela câmara, como a definição do posicionamento para divulgação da cidade, o envolvimento da comunidade e a organização da Fan Fest e outros eventos. Leal também mostrou alguns riscos que a cidade enfrenta em sua preparação para o mundial, como a imagem negativa que a Copa do Mundo tem para alguns segmentos no país, a falta de imagem consolidada de Porto Alegre no cenário internacional e sua pouca experiência em divulgação fora do Brasil.

A câmara temática terá de estabelecer o posicionamento da cidade, definir sua marca para a Copa, engajar a Capital no evento, traçar a estimativa de turistas que visitarão Porto Alegre. Além disso, deverá consolidar uma maior projeção nacional e internacional da Capital, do Estado e da cultura gaúcha, deixando uma marca característica da cidade depois da realização da Copa. O desafio é fazer uma Copa do Mundo que deixe um legado além dos jogos para Porto Alegre, aumentando o fluxo de turismo, negócios, ampliando a cidadania e proporcionando melhor qualidade de vida à população.

A partir desta reunião, a Câmara começará a trabalhar em três grupos, um específico para marketing, outro para eventos e o terceiro para a cultura. Cada grupo deverá apresentar uma sugestão de projeto de ações em sua área, além de intensificar o planejamento da Fan Fest. Formada pela prefeitura em parceria com o governo do Estado, a Câmara envolve representantes da sociedade civil na preparação de Porto Alegre à Copa de 2014. Integram o grupo federações, clubes, entidades, associações e veículos de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário