segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mercado Público comemora hoje 142 anos de história


O Mercado Público Central de Porto Alegre chega aos seus 142 anos nesta segunda-feira, 3, renovando-se, mantendo suas características e agregando novidades para estar sempre em sintonia com a população da Capital.  Para marcar esta data, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), juntamente com a Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), promovem no sábado, 1º, solenidade de comemoração aos 142 anos de história, com show de Ernesto Fagundes, a partir das 10h 30min, e o tradicional bolo que será servido para a população. O evento contará com a presença do prefeito José Fortunati e do secretário da Smic, Valter Nagelstein.

O Mercado Público de Porto Alegre completa 142 anos passando por reformas e trazendo novidades. Dentre elas está o novo horário de fechamento (20h), em vigor desde 9 de agosto. Outra novidade recente do Mercado é a possibilidade do uso do Largo Glênio Peres como estacionamento, a partir das 18h, nos dias de semana.

Outras melhorias no Mercado Público:

- Reforma dos banheiros e vestiários;
- Reforma das câmaras frias (armazenamento de alimentos e lixo orgânico);
- Instalação de deques externos para área de mesas nas lojas com frente para o Largo Glênio Peres;
- Substituição das lixeiras das áreas comuns por novas em aço inoxidável;
- Substituição das floreiras das áreas de mesas do térreo por divisórias de madeira.
- Novas placas de sinalização.

Programa de Alimento Seguro - Duas bancas do Mercado Público Central, a banca do Holandês e a Banca 38, receberam no mês de abril deste ano os certificados do Programa de Alimento Seguro (PAS) - Senai/Sebrae para aplicação das Boas Práticas (BP). O PAS está sendo implementado em todos os estabelecimentos do Mercado Público. O objetivo é estimular o desenvolvimento da qualidade dos produtos oferecidos pelo estabelecimento, garantindo padrões para Segurança dos Alimentos.

Bicicletários – A prefeitura, com apoio da iniciativa privada, instalou neste ano dois bicicletários no Largo Glênio Peres, com capacidade para acomodar 32 bicicletas. Os quatro quadrantes do Mercado Público também receberam bicicletários, cada um com cinco vagas, totalizando mais 20 espaços para bicicletas, reforçando a pluralidade de públicos que freqüentam o prédio histórico.

Música - Como parte da programação de comemoração do aniversário do Mercado Público, na segunda-feira, 3, haverá a apresentação do projeto TIM Música nas Escolas, desenvolvido em parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed). O projeto apresentará concerto da Orquestra Brasileira de Porto Alegre, regida pelo Maestro Giovani Costa, sendo composta por 25 alunos. O repertório inclui composições de músicos gaúchos e clássicos da MPB. A apresentação acontecerá às 18h, no Terraço I do Mercado Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário