terça-feira, 11 de outubro de 2011

Porto Alegre: Conferência Municipal da Juventude define objetivos


A 2ª Conferência Municipal da Juventude foi marcada pela mobilização de entidades estudantis e da sociedade civil que buscam mais oportunidades e direitos para os jovens de Porto Alegre. Mais de 900 jovens se inscreveram e participaram do evento que aconteceu nesta quarta-feira, 5, na Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia.

As presenças de Murilo Parrino, representando a organização da Conferência Nacional de Juventude, do coordenador estadual da Juventude, Maurício Piccin, do campeão mundial de Judô, João Derly, e de líderes estudantis das esferas nacional, estadual e municipal, demonstraram a importância do evento para os jovens porto-alegrenses. Os pronunciamentos de abertura ressaltaram a necessidade de mais oportunidades aos jovens e mais investimentos na educação e na qualificação profissional. Segundo o judoca, o mais importante é ver que os jovens querem algo a mais para melhorar o seu futuro. “É importante a luta deles. Tem que brigar por mais investimentos no esporte, na educação e em qualidade de vida. Só assim, o futuro do país será ainda mais promissor”.

Durante os trabalhos da conferência, os participantes foram divididos em seis grupos para discutir temas específicos: educação, trabalho e cultura; saúde e sexualidade, valorização e respeito à diversidade; direitos humanos e direito à participação; esporte, lazer e tempo livre; cidade, comunicação e transporte; campo, comunidades tradicionais e meio ambiente.

Na apresentação dos resultados dos grupos, o que mais chamou a atenção foram os apelos para a criação da Secretaria Estadual da Juventude. Hoje há, apenas, uma coordenadoria que está vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos. Outros pontos amplamente debatidos foram a melhoria na qualidade do ensino, com mais investimentos nesta área, a qualificação da educação profissional e a criação de políticas de inserção dos jovens no mercado de trabalho. O investimento em novas áreas de lazer como praças, parques e quadras esportivas também foi debatido.

Segundo o secretário municipal da Juventude, Luizinho Martins, os debates realizados neste dia, sobre os mais diversos temas, e as expectativas dos jovens presentes na conferência é a demonstração das necessidades que esta camada da sociedade busca para o presente e para o futuro. “Só pela quantidade e qualidade das propostas apresentadas, já temos uma ideia de como esses jovens estão com vontade de crescer profissionalmente e, acima de tudo, como ser humanos. Isso é o que nos dá prazer de trabalhar, saber que estamos atendendo os anseios de pelo menos 25% da população de Porto Alegre” finaliza.
Um documento será formalizado com todas as propostas apresentadas, para que seja divulgado na Conferência Estadual da Juventude, que se realizará nos dias 4, 5 e 6 de novembro, em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário