sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Smic amplia convênio para qualificação das feiras de Porto Alegre

A partir deste sábado, 26, as feiras de hortifrutigranjeiros da Capital estarão de cara nova. Os 45 pontos de venda de Porto Alegre terão novas barracas em alumínio, saias das bancadas, toldos, jalecos, bonés padronizados e, além disso, uma preocupação ambiental, que são os pontos de coleta de pilhas e baterias. O projeto de qualificação das feiras de rua é resultado de convênio firmado entre a Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e a empresa de produtos alimentícios Nestlé, por meio de sua marca Maggi. A parceria, que já beneficiava as Feiras Modelo, foi estendida para o Mercadão do Produtor.

O projeto teve início em março de 2010, quando a Nestlé passou a fornecer lonas, toldos, saias de bancadas padronizadas, preçários e sacolas biodegradáveis, utilizados nos 38 pontos da Feira Modelo, englobando mais de 100 feirantes. Com a ampliação do convênio até 2014, o número de feiras revitalizadas passará para 45, beneficiando 199 feirantes.

De acordo com o secretário da Smic, Valter Nagelstein, o convênio firmado com a Nestlé representa o esforço que a Prefeitura de Porto Alegre vem fazendo para requalificar as feiras de rua da Capital, com uma nova identidade visual e melhorias que irão beneficiar os feirantes e os consumidores.

As feiras acontecem semanalmente, de terça-feira a domingo, em locais fixos de diferentes bairros da cidade (Veja aqui os locais). Nelas são comercializados desde hortifrutigranjeiros, carnes, derivados de leite, frios e embutidos, até pães, biscoitos, doces em conserva, entre outros produtos coloniais. A circulação média nas feiras é de 1,7 milhão de pessoas por mês. 

Solenidade - A Prefeitura de Porto Alegre e a Nestlé irão formalizar a entrega das novas estruturas aos feirantes em duas solenidades, com a presença do prefeito José Fortunati, do secretário Valter Nagelstein, além de executivos da empresa. Na ocasião, também será entregue o veículo da marca Kangoo, que será utilizado nas ações de fiscalização da secretaria. O primeiro evento será realizado no sábado, dia 26, na Rótula do Papa (Av. Érico Veríssimo, esquina com a Rua José de Alencar), às 11 horas. O segundo será na próxima terça-feira, dia 29, no Largo da Epatur, às 16h 30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário