sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Porto Alegre: Festa da Uva, Ameixa, Melão e Figo começa neste sábado


Acontece neste final de semana, dias 7 e 8, e no próximo, dia 14 e 15, a 22ª Festa da Uva, Ameixa, Melão e Figo de Porto Alegre. Promovida pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), por meio da Divisão de Fomento Agropecuário (DFA), será realizada no Centro de Eventos Vereador Ervino Besson (rua João Salomoni, 1340, bairro Vila Nova. O horário de visitação é das 9h às 20h.
Serão 12 bancas de frutas e flores, além de produtos da agroindústria familiar. A festividade conta ainda com praça de alimentação e atrações musicais. A abertura oficial da colheita aconteceu no dia 3, na propriedade do produtor Eli Moresco, no bairro Campo Novo. A solenidade teve a presença do prefeito José Fortunati, e do secretário em exercício da Smic, Omar Ferri Júnior.

Produção – A estimativa de safra em 2012 na Capital, segundo a Smic e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), é de 350 toneladas de uva, 600 toneladas de ameixa, e 1,1 mil toneladas de melão. Nesta edição da Festa, pela primeira vez , também haverá figos, devido ao aumento de produção no município, cuja safra deve chegar a 60 toneladas. A Smic, pelo projeto Produtos de Época, proporciona aos fruticultores e consumidores a tradicional venda direta no Centro Histórico, durante o mês de janeiro, no horário das 8h às 20h.

A fruticultura é uma das principais atividades agrícolas do município, com produção total estimada em cerca de 4 mil toneladas. Além das frutas da época, Porto Alegre produz pêssegos, ameixas, nectarinas, morangos, uva, melão, peras e goiaba, entre outras. Conforme a Smic, a safra de 2011-2012 apresenta exelentes cor e sabor, devido às chuvas regulares e às temperaturas do último inverno, com médias inferiores a 7ºC – o que proporcionou um melhor metabolismo das árvores frutíferas e consequente aumento na qualidade e produtividade.

Para o diretor da DFA/Smic, Antônio Bertaco, outro diferencial da produção é o microclima e as condições geológicas de topografia. Segundo ele, essas características fazem com que as frutas ganhem destaque, em comparação com outras regiões do estado e do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário