sexta-feira, 18 de maio de 2012

Hospital Presidente Vargas celebra Dia de Doação de Leite Materno


Foto: Tarsila Pereira / PMPA

Hospital mantém Banco de Leite, abastecido por doações de mães voluntárias 

As mães doadoras do Banco de Leite do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) vão celebrar, nesta sexta-feira, 18, o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, que é comemorado em 19 de julho. A confraternização será realizada com um chá, servido às 15h, no refeitório do hospital. Depois, as participantes vão visitar as novas instalações do Banco de Leite, que ganhou um espaço renovado para higienização de utensílios.


A coleta feita no HMIPV é feita para alimentar os bebês internados. O leite que abastece o Banco é doado por mães dos bebês em tratamento e de mães voluntárias. Todas elas doam a parte excedente à que utilizam para os filhos. No caso das voluntárias, o hospital conta com apoio do Corpo de Bombeiros para recolher em casa o material fornecido.

Atualmente, dez mulheres são colaboradoras. Interessadas em fazer doações podem entrar em contato pelo telefone 3289-3334. O Banco de Leite também presta orientação a mães e gestantes sobre amamentação, tanto pessoalmente como por telefone.

Benefícios - Conforme comprovam estudos científicos, os bebês alimentados com leite materno têm risco menor de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. O aleitamento beneficia também a saúde das mães que amamentam. Elas tendem a recuperar o peso ideal mais rapidamente depois do parto e têm menos chance de sofrer de câncer de mama e de ovário.
 
Para incentivar o aleitamento materno, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), realiza campanhas e distribui material informativo à população. O projeto Aconchego Mãe-Bebê garante espaços adequados nas UBS para que as mães amamentem seus bebês com privacidade, conforto e acompanhamento de equipes treinadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário