terça-feira, 22 de maio de 2012

Inscrições abertas para o Festival Internacional de Teatro Estudantil

Foto: Divulgação/PMPA
Evento estimula o ensino do Teatro e promove intercâmbio entre escolas
 Evento estimula o ensino do Teatro e promove intercâmbio entre escolas

A Prefeitura de Porto Alegre, a Associação Rede do Circo e a Casa Fora do Eixo de Porto Alegre lançam o Fite – Festival Internacional de Teatro Estudantil, que será realizado de 27 a 31 de agosto e está com as inscrições abertas para escolas, instituições e universidades que queiram participar. A ideia do evento é abrir um espaço para intercâmbios no qual grupos de teatro de instituições de ensino e professores da área poderão apresentar seus trabalhos, trocar experiências e investir em sua formação.

A programação terá sua mostra de espetáculos dividida em duas categorias:

- Teatro na Escola - grupos de escolas de ensino regular: Fundamental, EJA, Médio e Graduação, salvo os cursos de Habilitação em Teatro.

- Escola de Teatro - grupos de instituições específicas de ensino de teatro: graduações em Teatro, espaços de oficinas, escolas de artes e projetos sociais, entre outros.

As apresentações dos grupos Teatro na Escola acontecerão durante o dia e dos grupos Escola de Teatro no turno da noite. As inscrições são realizadas através de um formulário eletrônico que pode ser acessado aqui.

O festival não é competitivo e contará com a participação de profissionais qualificados, selecionados pela curadoria do festival para analisar as produções apresentadas estimulando o crescimento e o aprofundamento de alunos e professores. Após cada dia de apresentação os convidados conversarão com os grupos em sessão aberta. A intenção de fomentar o ensino de teatro nos espaços pedagógicos e reconhecer os trabalhos realizados reforça-se com as ações de formação previstas durante o festival, por meio de workshops e do Café no Palco (encontros de formação para professores com convidado para bate-papo informal).

O projeto acontecerá nos teatros municipais (Renascença, de Câmara Túlio Piva e sala Álvaro Moreyra) e prevê oficinas de formação e capacitação em artes cênicas, que serão divulgadas posteriormente.
As escolas que quiserem assistir às mostras poderão agendar suas turmas antecipadamente.
Mais informações:
Coordenação de Artes Cênicas
Secretaria Municipal da Cultura
cac@smc.prefpoa.com.br
3289-8062 / 8064
www.maisteatro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário