quinta-feira, 24 de maio de 2012

Prefeitura lança a campanha Eu não dependo de droga nenhuma


Foto: Luciano Lanes / PMPA

Haverá palestras, ações em escolas e blitze em bares e casas noturnas
 Haverá palestras, ações em escolas e blitze em bares e casas noturnas

A partir desta quarta-feira, 23, Porto Alegre inicia a campanha “Eu não dependo de droga nenhuma”. O lançamento ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do prefeito José Fortunati. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com apoio do Conselho Municipal da Juventude e entidades que tratam do tema. Haverá ciclo de palestras, atividades educativas, blitze em bares e casas noturnas e ações em todas as escolas da Capital. Na rede municipal, serão distribuídos adesivos e cartazes.

Para Fortunati, o papel do poder publico no enfrentamento à drogadição deve ocorrer de forma transversal, envolvendo várias secretarias. “Os jovens precisam preencher seu tempo com atividades esportivas, culturais e de lazer. Além de educarmos, temos que oferecer alternativas concretas”. O prefeito destacou o compromisso do município no combate à dependência química, desempenhado com a integração dos diversos setores e serviços para oferecer atendimento amplo a usuários de droga e familiares. "Porto Alegre conta com uma estrutura de atendimento, leitos para internação, assistência às famílias e, agora, com foco na educação e conscientização como prevenção.”

Fortunati ressaltou a importância das parcerias com entidades civis, como as iniciativas que estão ocorrendo  na Vila Bom Jesus, antes conhecida como uma das mais violentas da cidade. “Estamos construindo numa grande parceria o Centro Cultural e Esportivo da Bom Jesus, que vai permitir que o jovem possa usufruir melhor do seu tempo com alternativas saudáveis”, afirmou o prefeito, lembrando que o mesmo trabalho também é desenvolvido com as associações da Grande Cruzeiro do Sul.

De acordo com o secretário da Juventude, Luizinho Martins, a iniciativa surgiu da necessidade de trabalhar também a prevenção, e não apenas a reparação de danos, que já vem sendo realizada pela SMS. “Não tem o objetivo de indicar culpados para a dependência química, mas pretende atuar na prevenção, mostrando que através de atividades positivas é possível viver longe das drogas”, afirmou.

O secretario-adjunto de Saúde, Jorge Osório, destacou o trabalho realizado no enfrentamento às drogas e a parceria da SMJ no Comitê de Enfrentamento ao Crack. “O enfoque é a prevenção. Continuaremos parceiros neste trabalho continuado e permanente, qualificando e ampliando a rede que atua no atendimento aos dependentes químicos e às famílias.”
Dados Epidemiológicos
- 20% da população usa substâncias psicoativas no decorrer da vida
- 15%, no mínimo, são portadores da doença da dependência química
- 10% a 12% usam mais de uma droga
- A incidência de dependência química é de duas a seis vezes maior no homem
- A dependência química evolui do álcool para drogas mais pesadas
- 15% dos dependentes químicos cometem suicídio (20 vezes maior que na população)

Em Porto Alegre

- 3% entre 12 e 24 anos já usaram
- 6,3% entre 25 e 34 já usaram

Nenhum comentário:

Postar um comentário