sexta-feira, 22 de junho de 2012

Médico gaúcho ensina o Rio grande do Sul a salvar recém-nascidos graves


Dr. Paulo Nader ministra curso pioneiro na assistência médica neonatal


O Hospital Universitário de Canoas, administrado pelo Sistema de Saúde Mãe de Deus em parceira com a Prefeitura Municipal de Canoas, juntamente com a Sociedade Brasileira de Pediatria, neste sábado (23 junho), promove curso inédito no Rio Grande do Sul sobre transporte do recém-nascido grave.

Necessidades especiais nas primeiras horas de vida, que podem ser o divisor entre a vida e a morte, levaram o experiente neonatologista gaúcho Paulo Nader e um grupo de neonatologistas brasileiros a criar essa formação específica, preenchendo essa lacuna da assistência médica no Brasil. 

“O desconhecimento e as más condições do transporte dos pacientes que precisam de cuidados intensivos são responsáveis por agravamento de doenças e mortalidade neonatal. Com treinamento especializado, muitas vidas podem ser salvas já na transferência para um centro médico com mais recursos”, assegura Dr. Nader,  membro da Comissão Executiva do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP, entidade promotora do curso.   

A primeira turma, composta de pediatras neonatologistas que atuam na Capital, região metropolitana e cidades do interior do RS, terá aulas teóricas e práticas durante o dia inteiro neste sábado no HU, hospital referência no tratamento a recém-nascidos com a saúde comprometida. A programação coordenada pelo Dr. Nader conta com discussão de casos clínicos e simulação com manequins. O curso tem carga horária de 8h e irá capacitar médicos e enfermeiros a socorrer, por exemplo, crianças com menos de 32 semanas de gestação, baixíssimo peso, má-formação, insuficiência respiratória, problemas pulmonares e convulsão.

Os alunos ficarão habilitados a trabalhar em dupla, supervisionando as condições do bebê e operando a incubadora, que é uma espécie de UTI móvel. Entre as funções estão o controle do oxigênio, monitorização cardiocirculatória e respiratória, avaliação neurológica, verificação da fixação de tubos, prevenção de infecção e orientação ao motorista da ambulância na forma de dirigir.

“Esse curso, pioneiro no Rio Grande do Sul, vai formar instrutores que, por sua vez, criarão grupos de multiplicadores em cada cidade, cada estado, de forma similar ao curso de reanimação do recém-nascido na sala de parto, também da SBP”, conclui Dr. Nader, gestor da neonatologia do Hospital Universitário e professor de pediatria de  Faculdade de Medicina da Ulbra.

Nos próximos meses, serão formadas novas turmas do curso para Transporte de Recém-Nascido Grave, que ocorrerá também em outros estados. Interessados podem obter informações no telefone (51) 33284062 begin_of_the_skype_highlighting              (51) 33284062      end_of_the_skype_highlighting

Nenhum comentário:

Postar um comentário