sexta-feira, 27 de julho de 2012

Escolas estaduais do RS recebem doação de seis mil computadores



O projeto de inclusão digital foi lançado durante o 13º Fórum Internacional Software Livre (fisl13)

Na manhã desta sexta-feira, dia 26, durante as atividades do 13º Fórum Internacional Software Livre, o Governo do Estado, juntamente com o Banrisul, as Secretaria de Comunicação e Educação do RS e a PROCERGS, anunciou uma ação em prol da inclusão tecnológica que integra o projeto RS Mais Digital. O Banrisul doará seis mil computadores usados a escolas estaduais do RS. A ação integra o PGID – Plano Gaúcho de Inclusão Digital.

De acordo com a Secretária de Estado de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, a doação e a reutilização das máquinas são um importante instrumento que propiciarão formação tecnológica para jovens de baixa renda. “Antes, esses computadores iam para o lixo, mas, agora, vamos reaproveitá-los com função pedagógica”, afirmou. O vice-presidente do Banrisul, Flávio Lammel, garantiu que os computadores são de ótima qualidade. “Estamos oportunizando a modernização da rede tecnológica do Banrisul e, com isso, também realizamos inclusão digital”, finalizou.  Segundo o Diretor de Inclusão Digital do Governo do Estado do RS, Gérson Barrey, todas as máquinas possuem Software Livre.  

Antes da reutilização, as máquinas vão passar pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), em Viamão, criado em parceria com o Governo do Estado e a Rede Marista. “Nesse processo, os jovens irão aprender sobre hardware e software e a criar novos aplicativos”, salienta Spolidoro. Com este projeto, a estimativa do Governo é formar 760 jovens por ano para o mercado de trabalho.

Sobre o Fórum Internacional Software Livre (fisl)

O Fórum Internacional de Software Livre (fisl) acontece desde o ano 2000 - chegando em sua 13ª edição. É considerado o mais consolidado evento da área na América Latina e um dos maiores do mundo. Fundado nos  ideais  construídos  inicialmente  pelo físico e programador Richard  Stallman  e,  posteriormente,  pela comunidade  de  hackers  e  desenvolvedores  do  sistema  operacional  GNU/Linux, o fisl surgiu de uma mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país. O  evento  é  o momento  de  encontro  físico  de  muitas  pessoas do de diversas partes do mundo que  se  conhecem  e  trabalham  apenas  pela internet em projetos das mais variadas temáticas. A comunidade de usuários é o coração do fisl e interage com diversos outros setores da sociedade, como a academia, profissionais, empresas, investidores, governos e sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário