segunda-feira, 30 de julho de 2012

Palestra apresenta como micro e pequenas empresas podem utilizar o software livre


Programa do Sebrae permite projetos de inovação tecnológica com subsídio financeiro.

No último dia de fisl13, Fábio Cardoso Santos, do Sebrae, apresentou a palestra A utilização do Software Livre na Micro e Pequena Empresa. Segundo Santos, muitos microempresários ainda acham que existe uma grande barreira entre eles e a tecnologia. A realidade brasileira mostra que o software livre pode ser uma alternativa econômica e eficiente para desenvolver estas micro e pequenas empresas (MPEs).

Segundo dados do IBGE, Sebrae Nacional e Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (CETIC), o Brasil é um dos principais mercados mundiais em tecnologia da informação. Os negócios em TI são responsáveis por 4,4% do PIB nacional e este percentual deve chegar a 6,5% em menos de dez anos. Dentro deste cenário, as MPEs são uma grande oportunidade para desenvolvedores de software livre. “A maioria das pequenas empresas não tem acesso a tecnologia e não investem em software por desconhecimento”, afirma Santos. Atualmente, as MPEs representam 98% das empresas formais do país. E 77% delas utilizam computadores, das quais, 66% não possuem nenhum tipo de software de gestão. “Aqui está a chance do SL ganhar mercado, pois sua implantação tem custo mais acessível. O microempresário pode sim desenvolver o seu negócio com tecnologias de ponta”, diz.

Santos reforçou o esforço que o Sebrae faz para a diminuição da mortalidade de MPE's através dos incentivos que disponibiliza. Dentre eles, o principal é o programa SebraeTec, que financia projetos em inovação e deve mobilizar R$ 787 milhões durante os próximos três anos. Para participar, os empresários devem se inscrever em editais anuais lançados pelo Sebrae em cada região, apresentando projetos que poderão ser subsidiados em até 80% pela instituição. “Não é possível buscar inovação sem recursos. E não dá para falar sobre inovação sem discutir código aberto, colaboração e tudo o que o software livre proporciona. As oportunidades estão aí e estamos abertos a elas”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário