quarta-feira, 22 de agosto de 2012

“Os líderes precisam valorizar o intangível”

Crédito: Daniela Villar 

O consultor, empresário e autor de livros, César Souza, afirma que buscar soluções inovadoras, comprometer as equipes e inserir o cliente como o centro da empresa são alguns dos papeis fundamentais dos líderes inspiradores.  

“O líder é aquele capaz de influenciar os outros e que cria integração entre as pessoas de uma organização”. Com essa afirmação o empresário e consultor César Souza iniciou a palestra magna do segundo dia da 31ª Expoagas, na FIERGS, em Porto Alegre. Para um público de mais de mil pessoas, Souza proferiu sobre as competências e o papel dos líderes inspiradores.

“Liderança é uma questão de atitude e comportamento. Não se nasce líder, se torna líder”, afirmou. O empresário também revelou três características dos líderes que inspiram: construir causas e não apenas resultados, criar equipes sucessoras e inspirar valores. “Este é o papel. Remover obstáculos, perceber o que ninguém percebe, chegar antes, formar sucessores e fazer brilhar os projetos”, destacou, ressaltando que o empreendedor de sucesso não segue o caminho tradicional e inova fazendo com que as pessoas se superem no dia-a-dia.

Entre os pré-requisitos para tornar-se líder, Souza citou a confiança, a inovação, a capacidade de criar um estado de espírito entre as equipes, a diversidade de ideias, o comprometimento das pessoas e o foco da empresa no cliente. “As organizações precisam se reinventar e as pessoas também. Buscar serviços diferenciados, processos inovadores e nichos de clientes é importante, mas colocar o cliente no centro de tudo é fundamental”, observou.

Souza salientou que um dos principais aprendizados de um líder é quando ele descobre que o maior trunfo das empresas é valorizar o intangível. “O cliente hoje não compra mais produtos. Ele compra significados, segurança, flexibilização, personalização e transparência. Os líderes precisam valorizar o intangível”, completou. De acordo com Souza, a gestão do intangível se caracteriza pela cultura da empresa, pelas ações inovadoras, pela marca, pela reputação e pelo capital intelectual. Somadas a gestão tangível, como o preço e o produto, ele garante que o sucesso é certo. “O intangível retém o cliente, fideliza. E as empresas precisam capacitar as equipes para isso”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário