sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Nova droga para o câncer de próstata traz resultados promissores


Estudo, publicado na revista científica New England Journal of Medicine, revela resultados promissores de nova droga para o tratamento de câncer de próstata, denominada de Enzalutamida.

Randomizado e de fase III, o estudo conhecido como AFFIRM Trial, incluiu 1.199 homens com câncer de próstata metastático que não responderam ao tratamento tradicional, denominado de “castração”, que significa a diminuição nos níveis de hormônio masculino no organismo (testosterona) através do uso de medicamentos ou pela remoção cirúrgica dos testículos, já tratados com quimioterapia.

Da amostra, 800 pacientes receberam a medicação Enzalutamida; e 399, placebo. O grupo tratado com a nova droga obteve uma média de sobrevida de cinco meses a mais que o grupo do placebo com uma redução de 37% no risco de morte.

Além disso, todos os escores referentes à qualidade de vida, incluindo a dor, revelaram melhoras para os pacientes tratados com a nova droga; bem como a maioria dos pacientes foram beneficiados nos primeiros 3 a 6 meses de tratamento. A droga também revelou menos efeitos colaterais que outras existentes no mercado.

De acordo com o oncologista Dr. Luiz Bruno, do Instituto do Câncer Mãe de Deus, a Enzalutamida bloqueia os receptores da testosterona nas células cancerosas, gerando a sua morte.  “O mecanismo utilizado por essa droga é totalmente novo e sobrepassa a resistência do tumor aos tratamentos hormonais tradicionais”.

O especialista acrescenta que a inovação que essa droga traz é adicionar tempo de vida com qualidade. “A Enzalutamida, empregada em sequencia ou combinada às demais drogas igualmente ativas, acena com a possibilidade de que o câncer de próstata possa ser uma doença crônica controlável com medicamentos no futuro, como já ocorre em outros tumores”, conclui.

Fonte do estudo

Scher H. I. Increased Survival with Enzalutamide in Prostate Cancer after Chemotherapy. New England J, no prelo, 2012. Disponível em: http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1207506?query=TOC
Mais informações:
 
Sobre o Dr. Luiz Bruno (CRM RS 10415)

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Residência em Cirurgia Geral no Hospital de Clinicas da Universidade Federal do RGS (1980-1981). Residência em Medicina Interna no Jacson Memorial Hospital/Universidade de Miami (1990-1993). Fellowship em Hematologia e Oncologia no Jacson Memorial Hospital/Sylvester Comprehensive Cancer Center, Universidade de Miami (1993-1996). Certificação para o exercício da medicina pelo Department of Professional Regulation Board of Medicine do estado da Florida (1992). Diplomado pelo American Board of In ternal Medicine (1995). Especialista em Cancerologia pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (1999). Membro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) e Sociedade Americana de Hematologia (ASH). Oncologista e Hematologista do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus desde 1999. É co-investigador em linhas de pesquisa sobre anemia (fase III) e de leucemia linfocitica crônica (fase II). Participa em estudos clínicos de drogas alvo moleculares em câncer de pulmão.

Sobre o Instituto do Câncer Mãe de Deus

O Instituto do Câncer Mãe de Deus, sito em Porto Alegre-RS, foi criado em 2004 com a intenção de expandir a cultura e a tradição oncológica para outras áreas fundamentais como a radioterapia, a cirurgia oncológica, a hematologia, o banco de sangue, a psicologia, a enfermagem, a farmácia, a nutrição, a fisioterapia e todas as outras áreas que fazem parte da complexa estrutura necessária para oferecer um atendimento de ponta e abranger todas as necessidades do paciente e de sua família. Acesse o site: www.institutodocancer.com.br

Fonte: Comunicação Mãe de Deus


Informações para a imprensa:

Comunicação do Sistema de Saúde Mãe de Deus
Informações e marcações de entrevistas:

Marli Appel, Doutora em Ciência da Saúde e Consultora
marli.appel@maededeus.com.br
marli.appel@consumidorrs.com.br
Cel: (51) 9844.2041

Informações editoriais:
Renata Appel, Jornalista
re.appel@terra.com.br
MSN: reappel@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário