segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Secretarias e entidades debatem legado da Copa 2014


Na próxima quarta e quinta-feira, 29 e 30, será realizado em Porto Alegre o lançamento do Projeto

Cidades da Copa – Movimento pelo Legado dos Megaeventos Esportivos. O cerimonial que dará início à ação ocorrerá no dia 29, às 9h, no Auditório do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), na avenida José Aloísio Filho, 695, bairro Humaitá. O evento terá continuidade em dois dias de apresentações, planejamento de ações e debates relativos à construção do legado esportivo da Copa do Mundo de 2014 na capital gaúcha.

Participarão do evento representantes de entidades parceiras, fundações, clubes, federações, associações, entidades de classe, além de representantes das secretarias municipais de Educação (Smed); de Esportes, Recreação e Lazer (SME); da Juventude (SMJ); Extraordinária da Copa (Secopa); e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

A programação do evento terá apresentação oficial do projeto, mesa redonda que discutirá o legado da Copa para o esporte e mapeamento de expectativas e potenciais, entre outros assuntos. Ainda na quarta-feira, das 14h30 às 15h30, serão apresentados cronograma, objetivos, metas, atividades e funções estabelecidas anteriormente em um encontro preliminar realizado na Smed, em junho. Por fim, na quinta-feira, às 16h, será montado um Comitê com representantes das entidades para a realização das atividades determinadas.

Projeto Cidades da Copa – Iniciativa do Instituto Esporte e Educação, presidido pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser, faz parte do Movimento pelo Legado Social dos Megaeventos Esportivos e apoiado pela Rede de Esporte pela Mudança Social, Unicef e Atletas pela Cidadania. Entre os objetivos estão elaborar e monitorar a implantação de plano municipal de esporte em cada cidade-sede da Copa; ampliar e dinamizar o Comitê do Legado da Copa 2014; construir uma rede para discussão e disseminação do esporte como direito nas cidades-sede da Copa do Mundo e propor agenda pública para o alcance dos objetivos do plano de ação municipal. É uma ação de mobilização que tem o compromisso de participação do governo, organizações da sociedade civil, atores locais, crianças e adolescentes.

O projeto é financiado pelas empresas Votorantim e CCR, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e pretende contribuir com os esforços do país previstos no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 para a construção de legado da Copa do Mundo de 2014. A proposta é garantir a todos o direito ao esporte, à educação e ao desenvolvimento pleno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário