segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Operação Fumo Zero completa 2 anos


No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/agosto), a Operação Fumo Zero da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio completa 2 anos. A ação tem como objetivo verificar o cumprimento da Lei Municipal 555/2006, que proíbe, no município de Porto Alegre, o uso de cigarros, cachimbos, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não de tabaco, em recintos coletivos e em locais de trabalho coletivo. Nesse período, foram vistoriados 5668 estabelecimentos, 202 foram notificados e outros 76 multados por não cumprirem a legislação.

Os fiscais iniciaram as ações em 2006, realizando operações de caráter educativo, com entrega de placas e cópias da legislação. Depois de 4 anos a Smic iniciou um trabalho mais intenso, com punição dos estabelecimentos que desrespeitam a lei. E a ideia agradou muita gente. "O Fumo Zero em Porto Alegre melhorou muito o convívio das pessoas nos bares e casas noturnas, hoje existe mais respeito e harmonia entre os frequentadores. É visível que a inciaiva deu certo, sendo bem aceita pelo público em geral." diz a universitária Carolina Machado.

Mas não são só os não fumantes que apóiam a Operação Fumo Zero. O estudante Guilherme Almeida fumava, parou de fumar há pouco tempo, mas a opinião não mudou depois de adotar essa prática saudável. "Acho errado fumar em lugares fechados, em respeito a quem não fuma, e sempre fui a favor do Fumo Zero, mesmo quando fumava." afirma Guilherme.

Para o secretário da Produção, Indústria e Comércio, Omar Ferri Júnior, as ações da Smic seguem uma tendência mundial e demonstram a preocupação da Prefeitura com a qualidade de vida dos porto alegrenses. “Porto Alegre saiu na frente até de países da Europa, considerados pioneiros nesse tipo de ação. A gente tem que pensar na saúde da população, na qualidade de vida e também nos funcionários desses estabelecimentos que ficam muito tempo expostos aos riscos.” completa Ferri Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário